sexta-feira, 17 de junho de 2016

MAC: AOS 20 ANOS, RENOVADO E MAIS BELO


Foto: Pedro Conforte


Texto: Pedro Conforte

Foram R$ 7 milhões e um ano e meio com tapumes e portas fechadas, mas ontem os niteroienses receberam de volta seu ponto turístico mais icônico, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC), na Boa Viagem. Em sua noite de reabertura cerca de 300 pessoas curtiram o interior da obra do arquiteto Oscar Niemeyer. Apesar das obras de melhorias estarem concluídas, dentro de duas semanas o MAC receberá definitivamente sua iluminação colorida, que inclusive será usada durante as Olimpíadas, com as cores do jogos.

"É um orgulho, não só como prefeito, mas como niteroiense poder ver a reforma desta obra que mostra a genialidade de Oscar Niemeyer. Pela primeira vez o MAC está integrado a Niterói, sem grades. Pela primeira vez um sistema de iluminação para abrilhantar ainda mais o museu. O MAC é único no mundo", falou o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, que aproveitou a inauguração para lembrar que faltam apenas 60 metros para túnel Charitas-Cafubá ser totalmente aberto.

Agora, um grande muro de vidro divide o MAC da calçada, dando um aspecto novo para a arquitetura idealizada por Niemeyer. Além dos vidros, o projeto de revitalização trocou o piso dos salões de exposição, trouxe acessibilidade ao subsolo, além de impermeabilização do teto do museu e renovação no sistema de ar-condicionado. Na área externa os funcionários correm para instalar as últimas ligações elétricas para a moderna iluminação de LED para o prédio e o lago artificial, assinado pelo lighting designer Peter Gasper.





Fotos Prefeitura de Niterói.


Exposições

As exposições inaugurais serão: "Ephemera - Diálogo entre vistas" e "A arte de contar histórias". Completando a programação, a instalação sonora "Da escuta da matéria aos escombros do ser" poderá ser vista no pátio do museu. A reabertura acontece para a comemoração de 20 anos do MAC, em agosto. Desde sua inauguração, em 1996, é a primeira vez que o museu passou por um processo de reestruturação.

Visitação

Até 26 de julho estará aberto de terça a domingo, das 10h às 18h. A bilheteria fecha 15 minutos antes do término do horário de visitação. Valor do ingresso: R$ 10 (entrada gratuita às quartas-feiras). Estudantes, professores e pessoas acima de 60 anos pagam meia. Entrada gratuita para estudantes da rede pública (ensino médio), crianças de até 7 anos, portadores de necessidades especiais e moradores ou nascidos em Niterói (com apresentação do comprovante de residência) e visitantes de bicicleta.

Fonte: A Tribuna



-----------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

CULTURA E TURISMO EM NITERÓI - MAC DE PORTAS ABERTAS
ASSISTA À MATÉRIA DO BOM DIA RIO SOBRE A REABERTURA DO MAC
CULTURA E TURISMO EM NITERÓI: NOVO MAC será inaugurado hoje.
NITERÓI BIKE TOUR: Inscreva-se e pedale conosco

Mais sobre o MAC

CULTURA EM NITERÓI: MAC reabre nesta quinta-feira 
CULTURA EM NITERÓI DE OLHO EM NOVAS PARCERIAS 
LOUIS VUITTON TRAZ COLEÇÃO AO MAC
MAC É A PASSARELA DA LOUIS VUITTON: personalidades da moda mundial se reuniram em Niterói
CULTURA E TURISMO EM NITERÓI: MAC será reaberto dia 14 de junho 
MAC inicia reforma inédita mirando seus 20 anos 

Outras postagens

TURISMO EM NITERÓI: Prefeitura anuncia obra de alargamento do acesso à Fortaleza de Santa Cruz
PROJETO APRENDIZ: Que tal assistir a música transformando vidas?
NITERÓI DE BICICLETA: Segunda edição do Niterói Bike Tur leva ciclistas a Museus
CULTURA EM NITERÓI: Museu do Ingá recebe exposição sobre paisagens culturais do estado
RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA DE ITAIPU: Uso sustentável do ecossistema
CENTRO DE OFÍCIOS DA RECICLAGEM: Programa Recicla Niterói vai inaugurar Centro de Ofícios da Reciclagem no Barreto
NITERÓI DE BICICLETA - NITERÓI BIKE TOUR: Turismo sobre duas rodas pelo Centro Histórico de Niterói
ENCONTROS COM ÁFRICA: Integrantes de fundação de artes de Angola visitam o prefeito de Niterói







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.