sexta-feira, 10 de junho de 2016

NITERÓI SUSTENTÁVEL: município é referência na Região Metropolitana do Rio



Foto Alexandre Vieira 


09/06/2016 - O vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, participou na tarde desta quarta-feira (8.6) de uma mesa-redonda que integra a programação da Semana do Meio Ambiente, promovida pelo Laboratório Horto-Viveiro da Universidade Federal Fluminense (UFF), no campus da Praia Vermelha. Ele apresentou um painel ambiental sobre Niterói e como a cidade vem construindo uma referência de sustentabilidade no contexto da Região Metropolitana do Rio.

Para uma plateia formada por estudantes e professores, Grael enfatizou que a cidade também tem problemas, mas, em relação aos outros municípios da região, Niterói é referência em vários aspectos em função da implantação de algumas políticas públicas que podem ajudar a resolver essas questões.

“Para se pensar em uma Niterói sustentável, temos que entender que a nossa cidade não é uma ilha, estamos num contexto do mundo em crise, do país em crise econômica e política, de um estado com vários problemas financeiros. Os municípios, de um modo geral, também passam por dificuldades financeiras, com a desaceleração da arrecadação. A atual gestão de Niterói, mesmo com todas essas dificuldades, está fazendo a Transoceânica e várias obras importantes", afirmou Grael.

Esses avanços de Niterói são resultado de um planejamento que contempla várias áreas, como mobilidade, planejamento urbano, equidade e justiça social, governança participativa, entre outras. O vice-prefeito detalhou como a gestão está trabalhando para que a cidade se torne sustentável, com várias inciativas simultâneas de planejamento.

Uma dessas ações é o plano estratégico Niterói que Queremos, que estabeleceu metas para a cidade até o ano 2033. Grael também falou sobre as ações de planejamento urbano, como o Plano Diretor, o PUR de Pendotiba e a Transoceânica. Também integram o planejamento o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável e o Plano Municipal de Saneamento.

O vice-prefeito ressaltou algumas ações estratégicas implantadas pela prefeitura, como as obras de pavimentação e saneamento na Região Oceânica; as obras de contenção de encostas, nas quais já foram investidos R$ 57 milhões; a criação do programa Niterói Mais Verde, com a implantação de áreas de preservação; ações de prevenção da Defesa Civil Municipal; ações de mobilidade; e o Plano de Gestão Ambiental.

Também participaram da mesa-redonda os subsecretários municipais de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Gabriel Cunha e Amanda Jevaux, e o vereador Daniel Marques.

Fonte: Prefeitura de Niterói 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.