segunda-feira, 8 de agosto de 2016

CULTURA EM NITERÓI: Equipamentos culturais de Niterói têm recorde de público



MAC e Ilha da Boa Viagem, ambos espaços culturais foram abertos recentemente à visitação pública. Foto: Leonardo Simplício / Prefeitura de Niterói


Em Niterói, eventos culturais espalhados por toda a cidade têm atraído milhares de pessoas em busca de lazer

Com criatividade e muita diversidade artística, Niterói conseguiu ocupar as unidades culturais e diferentes espaços do município de forma inteligente e democrática, atraindo milhares de visitantes e fazendo o niteroiense redescobrir a cidade. Os exemplos são muitos e os números só confirmam recordes de público nos mais diferentes espaços. O Solar do Jambeiro, por exemplo, que de 2008 a 2012 recebeu cerca de 8 mil visitantes, já ultrapassou a marca de 80 mil pessoas atraídas por suas atividades culturais de 2013 até o momento.

O Solar do Jambeiro: de 2008 a 2012 recebeu cerca de 8 mil visitantes. De 2013 até o momento já ultrapassou a marca de 80 mil pessoas.


Cantos da cidade que pareciam esquecidos têm sido muito bem aproveitados e transformados. Os exemplos são vários: o MAC passou por um conjunto inédito de melhorias; grandes shows e eventos foram transferidos para a orla de São Francisco, dando um novo gás ao polo gastronômico local; o bairro ganhou também um SkatePark, sucesso absoluto entre os praticantes do esporte; o Caminho Niemeyer, o Teatro Popular e o Museu Janete Costa foram reabertos e tem recebido uma agenda extensa e variada de eventos;

Uma das grandes vitórias da população, foi a reforma e reabertura, em 2013, do Teatro Popular Oscar Niemeyer, após 4 anos fechado. Por sua localização estratégica, próxima à estação das Barcas e ao Terminal Rodoviário, o Teatro vem atraindo um enorme público, não só de Niterói, mas de toda a região metropolitana. Mais de 200 mil espectadores, em cerca de 400 espetáculos, entre música, teatro, dança e exposições, puderam apreciar os contornos da arquitetura de Oscar Niemeyer e se encantar com a maravilhosa vista da Baía de Guanabara.

Teatro Popular: Desde 2013, mais de 200 mil espectadores, em cerca de 400 espetáculos, entre música, teatro, dança e exposições.


Espaços tradicionais da cidade tiveram, nos últimos anos, tiveram suas estruturas renovadas, programações ampliadas e diversificadas, tornando-se mais atraentes para artistas e expectadores. O Solar do Jambeiro, sediado em um dos mais bem preservados exemplares da arquitetura residencial urbana de meados do século XIX, passou a contar, desde 2013, com ocupação artística em todos os seus espaços. Com mais de 800 atrações realizadas, nos últimos 3 anos, entre teatro, exposições, música, poesia dança e cinema, o Solar já recebeu mais de 80 mil visitantes.

Parte do Caminho Niemeyer e verdadeiro símbolo da cidade, o Museu de Arte Contemporânea engrossa a lista de atrativos e recebeu em 2015 sua primeira grande reforma em 20 anos. Os investimentos somaram R$ 7 milhões. A nova política de ocupação artística de todos os espaços do museu (mezanino, rampa, salão principal, varanda e praça do MAC) somadas as melhorias inéditas no local, permitiu um aumento de 70% no número de visitantes (de 12 mil para 20 mil/mês), já no primeiro mês, pós reforma.

MAC: aumento de 70% no número de visitantes (de 12 mil para 20 mil/mês), já no primeiro mês, pós reforma.


Já a Sala José Cândido de Carvalho, localizada na sede da Secretaria Municipal de Cultura, vem se destacando como um espaço de referência na exposição de trabalhos que têm papel como suporte. Local de lançamento de novos artistas, a sala recebe uma média de 12 mil visitantes/mês.

Sala José Cândido de Carvalho: recebe uma média de 12 mil visitantes/mês


Aberto à população definitivamente em julho de 2013, o Museu Janete Costa de Arte Popular, no bairro da Boa Viagem, tem promovido um contato direto do público urbano com a riqueza de nossa arte popular. Além de exposições, o museu promove, sempre gratuitamente, atividades de dança, música, literatura e cinema. Desde 2013, o espaço já recebeu mais de 50 mil visitantes.

Museu Janete Costa: o espaço já recebeu mais de 50 mil visitantes desde 2013.


O mais tradicional espaço cultural da Niterói, o Teatro Municipal, de 2013 para cá, recebeu mais de 700 espetáculos com uma plateia estimada em mais de 120 mil pessoas. Além de oferecer ao público artes cênicas, música e dança, o Municipal reconhece a importância da ocupação social de suas dependências.


Fonte: O Fluminense









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.