terça-feira, 23 de agosto de 2016

Embarcaçao francesa que divulga técnicas sustentáveis chega a Niterói para parceria com o Projeto Grael



Nomade des Mer atracado no Projeto Grael.


"NOMADE DES MER", embarcação que viaja o mundo difundindo tecnologias sustentáveis de baixo custo (low-tech) chega a Niterói para parcerias com o Projeto Grael

Em função da sua atuação nos temas da sustentabilidade e da limpeza da Baía de Guanabara, o Projeto Grael tem se tornado uma referência para iniciativas locais e internacionais de proteção aos oceanos e outras iniciativas que vinculam náutica e meio ambiente.

É o caso do Nomades des Mer, uma iniciativa desenvolvida para divulgar tecnologias de simples utilização, sustentáveis, de baixo custo energético e financeiro, chamados low-tech, que podem estar disponíveis para comunidades e ONGs. Definem low-tech como: "uma tecnologia que atende uma necessidade de base (acesso à água, energia, alimentação) com alto impacto social e ecológico. De baixo custo, simples fabricação e sustentável".

Low-tech: "uma tecnologia que atende uma necessidade de base (acesso à água, energia, alimentação) com alto impacto social e ecológico. De baixo custo, simples fabricação e sustentável".



Os cientistas e velejadores do Nômades des Mer viajam a bordo de um catamarã desenvolvido na concepção de uma nave espacial, procurando ser o mais autossuficiente em insumos possível e produzir o mínimo de efluentes e descartes.


Horta hidropônica a bordo. Foto do site Nômades des Mer

Bicicleta adaptada para gerar energia. Foto do site Nômades des Mer


A bordo, possuem destilador de água, forno a carvão e utilizam biocarvão, cultivam uma horta de hidroponia, uma pequena granja com galinhas para produzir proteína, gerador eólico, biofiltro para produzir fertilizante orgânico, cultivo de Spirulina para produzir proteína vegetal de qualidade, criação de insetos para produzir proteínas com poucos recursos, canacla para poupar água, etc.

A tripulação é multidisciplinar, composta por profissionais de diversas especialidades, com experiência científicas e acadêmicas ou experiências práticas nas chamadas low-tech. Estão navegando pelo mundo numa expedição de três anos. Partiram da França, passaram por Recife e chegaram a Niterói. Daqui, partem para a África do Sul. Os próximos portos são em Madagascar, Índia, Sri Lanka e Malásia.

O catamarã Nomade Des Mer, de bandeira francesa, atracou no Projeto Grael no último fim de semana e fará uma agenda na cidade, com o apoio do nosso instituto. Ficarão em Niterói durante um mês. Visitarão escolas, comunidades, universidades e ONGs.

Axel Grael






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.