segunda-feira, 8 de agosto de 2016

VLT EM NITERÓI: Encontro com empresários e representantes do governo francês discute transporte e mobilidade



Embaixador francês Laurent Bili (primeiro à esquerda) foi um dos anfitriões do almoço de trabalho promovido pelo Consulado Francês no Rio, do qual participou o prefeito Rodrigo Neves (ao centro) e o ministro Patrick Kranner (à direita do prefeito). Foto: Divulgação/ Bruno Eduardo Alves

 
Em almoço de trabalho no Rio, prefeito destacou parceria entre administração municipal e setores privado e público da França

O prefeito Rodrigo Neves e o vice Axel Grael participaram na tarde deste domingo (7/8) de um almoço de trabalho com cerca de 30 representantes do governo e empresários franceses. O encontro, na residência consular da França no Rio de Janeiro, no Flamengo, teve como anfitriões o ministro da Juventude, do Esporte e das Cidades francês, Patrick Kranner, que veio ao Brasil para acompanhar os Jogos Olímpicos Rio 2016, e o embaixador da França no Brasil, Laurent Bili.

Organizado pela agência francesa de fomento ao comércio exterior (Business France), o almoço tratou de temas relacionados à mobilidade e ao transporte. Em sua fala, o prefeito Rodrigo Neves destacou o alto índice de desenvolvimento humano de Niterói (primeiro do Estado do Rio, sétimo do Brasil), superior ao de países como Argentina, Chile e Portugal; e os avanços conquistados nos últimos anos nas áreas de educação, saneamento básico, equilíbrio fiscal e modernização da gestão pública.

Rodrigo Neves também elencou as recentes parcerias firmadas pela administração municipal com a iniciativa privada e o governo francês, como a modernização de semáforos e a implantação do Centro de Controle Trânsito, por meio da empresa Engie; o desfile da grife Louis Vuitton no Museu de Arte Contemporânea (MAC); e o acordo de cooperação com a Agência Francesa de Desenvolvimento - todos ocorridos no primeiro semestre deste ano. Ele ainda anunciou para o fim de agosto a abertura do Centro de Cinema do Caminho Niemeyer, em São Domingos, iniciativa desenvolvida por meio de uma parceria entre a Prefeitura e o grupo francês Reserva Cultural.

“Reconheço o esforço da Embaixada e do Consultado da França em firmar parcerias com nossa cidade e reforço minha convicção de que, em breve, poderemos anunciar um acordo com o objetivo de desenvolver e implantar um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) em Niterói, ligando a estação hidroviária de Charitas e o Centro da cidade, de forma integrada com outros meios de transporte, como barcas e catamarãs, novo sistema de ônibus (BHLS) e o túnel da TransOceânica”, disse o prefeito. Este projeto, completou Rodrigo Neves, poderá “ampliar a possiblidade de implantação desse modal em outras cidades do Brasil e da América do Sul”.

O prefeito e o vice estiveram acompanhados do subsecretário municipal de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier. Também participaram do almoço de trabalho o subsecretário estadual de Transportes, Delmo Pinho, e o diretor do setor de transportes da francesa Alstom na América Latina, Michel Boccaccio, entre outros convidados.

Fonte: O Fluminense







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.