quarta-feira, 31 de agosto de 2016

ENSEADA LIMPA: Praia de Charitas volta a ser opção de lazer em Niterói



COMENTÁRIO DE AXEL GRAEL:

O Programa Enseada Limpa começou a ser desenvolvido pela Prefeitura de Niterói em 2013 e, de lá para cá, os resultados de melhoria de balneabilidade nas praias da Enseada de Jurujuba têm sido significativos, como reconhece o Instituto Estadual do Ambiente - INEA, na matéria abaixo.

Com os resultados alcançados, é possível afirmar que a Enseada será a primeira parte da Baía de Guanabara que poderá ser considerada despoluída.

Os resultados têm sido obtidos através de diversas iniciativas desenvolvidas pela Prefeitura de Niterói e a a concessionária Águas de Niterói - como parte do Enseada Limpa, como a melhoria do saneamento nos bairros da bacia hidrográfica da Enseada, a melhoria no sistema de Captação de Tempo Seco do Canal da Avenida Franklin Roosevelt e o desenvolvimento do programa "Se Liga", uma parceria entre a Prefeitura de Niterói e o INEA.

Saiba mais sobre as ações desenvolvidas pelo Programa Enseada Limpa para alcançar a melhoria das condiçoes de balneabilidade podem ser verificadas aqui.
 

Veja os resultados da melhoria da qualidade da água desde o início do Enseada Limpa:

  • 2013: primeiro ano do programa. No segundo semestre, após a solução das línguas de esgoto na Praia de Charitas e Preventório, verificou-se a ocorrência de cinco semanas seguidas com balneabilidade em Charitas. Tal fato já não ocorria há muitos anos.
  • 2014: 40,00% foi a média de semanas com balneabilidade nas praias da Enseada de Jurujuba
  • 2015: 45,68% foi a média de semanas com balneabilidade nas praias da Enseada de Jurujuba
  • 2016: 38,28% foi a média de semanas com balneabilidade nas praias da Enseada de Jurujuba. Os dados aqui apresentados para 2016, só consideram as medições de balneabilidade até julho de 2016, excluindo até então, portanto, o período de estiagem, quando a qualidade tende a ser melhor.

Ainda há muito por se fazer, mas os resultados alcançados são inegáveis e mostram que a recuperação da Baía de Guanabara é um sonho possível. Chegaremos lá!

Axel Grael



------------------------------------------------------


Praia de Charitas volta a ser opção de lazer em Niterói


Frequentadores da praia aprovam ações e a nova qualidade da água. Divulgação/Clarice Castro.



Projeto Se Liga contribui para a melhoria da qualidade da água
 
A Praia de Charitas, na Zona Sul de Niterói, voltou a ser uma opção de lazer para moradores e turistas. Desde julho, as amostras de água colhidas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) têm demonstrado bons índices de balneabilidade no local.
 
A melhoria da qualidade da água se deve, principalmente, às ações de saneamento básico promovidas pelo projeto Se Liga, da Secretaria do Ambiente e da Prefeitura de Niterói, que diminuiu em 84% o lançamento de efluentes nos cursos d’água da região. A iniciativa regularizou as ligações de esgoto de 760 imóveis - incluindo 22 quiosques que ficam na Praia de Charitas.

O programa "Se Liga", da Secretaria do Ambiente e da Prefeitura de Niterói, que diminuiu em 84% o lançamento de efluentes nos cursos d’água da região.

 

"O aumento da qualidade da água da Praia de Charitas é uma boa notícia. A secretaria tem atuado para garantir a melhoria da balneabilidade das praias de Niterói através do projeto Se Liga, que, em parceria com a prefeitura de Niterói e a concessionária Águas de Niterói, tem o objetivo de regularizar a rede de esgoto do município, com ações de conscientização, fiscalização e adequação", afirmou o secretário do Ambiente, André Corrêa.
 
A medida evita o despejo de 300 mil litros de esgoto in natura por dia nos rios da região, segundo cálculos dos técnicos da Superintendência Regional da Baía de Guanabara, do Instituto Estadual do Ambiente.

Vídeo realizado pelo governo do estado confirma os bons resultados do Programa Enseada Limpa. Os resultados de balneabilidade nas praias da Enseada de Jurujuba, que estiveram ruins há décadas, começaram a melhorar a partir de 2013, com o início do programa Enseada Limpa.
 
 
Frequentadores da praia aprovam ações - Moradora de Duque de Caxias, a professora Marcela Alves, de 35 anos, percorreu cerca de 40 quilômetros entre uma cidade e outra para aproveitar a Praia de Charitas.
 
"Já frequento a praia há muito tempo porque é um lugar calmo e com bastante vegetação. Costumo entrar no mar, e desta vez cheguei a comentar com a minha mãe que a água está mais limpa. É notório", disse Marcela.
 
O casal de aposentados Osvaldo Luiz e Sandra Maria Pacheco, de 61 e 60 anos, mora em Piratininga, na Região Oceânica, e prefere a calmaria das águas de Charitas.
 
"Percebi que a água está mais clara nos últimos tempos. Tenho visto tartarugas no mar, quando saímos de barco, o que significa que a água está melhor", contou Osvaldo.
 
O professor aposentado Marcus Vinícius Ferreira, de 52 anos, mora em Itaboraí e costuma frequentar a Praia de Charitas com a família e os amigos.
 
"Espero que com a melhoria mais pessoas voltem a frequentar a praia", avaliou Marcus.

 Fonte: O Fluminense



----------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

Sobre o Programa Enseada Limpa

PROGRAMA ENSEADA LIMPA: melhoria da balneabilidade nas praias da Enseada de Jurujuba - Esclarecimentos
ENSEADA LIMPA - conheça as ações para a despoluição da Enseada de Jurujuba (Saco de São Francisco)
 
SANEAMENTO EM NITERÓI
 
 
 








Um comentário:

  1. Ótimo, fico muito feliz. Niterói precisava sim de política de melhoras para a população. Este mesmo zelo poderia ser aplicado nas ciclovias, em especial na ciclovia da rua São Lourenço. è impossível utilizar a ciclovia sem ter um aborrecimento por dia. Esta ciclovia é utilizada por toda população da zona norte. Ciclistas dos bairros do Fonseca, Barreto, Cidade de São Gonçalo, etc... Acredito que com o seu diretório na Rua São Lourenço você e nosso Prefeito vão olhar melhor o problema de perto. Obrigada por sua atenção.

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.