terça-feira, 9 de agosto de 2016

NITERÓI RESILIENTE: Defesa Civil nas Escolas – Alunos da Escola Municipal Sebastiana G. Pinho capacitadas para situações de risco







A Defesa Civil de Niterói encerrou nesta quinta-feira (21/7) mais uma etapa do Projeto Praticando Defesa Civil nas Escolas. Ao todo, 63 alunos do 5º ano da Escola Municipal Sebastiana G. Pinho, no Morro do Bumba, receberam o certificado do Curso de formação de Defesa Civil na Escola. Foram 8 aulas semanais que abordaram diversas áreas de atuação da Defesa Civil, como primeiros socorros, prevenção de incêndio, noções de defesa civil, meteorologia, análise de risco, mapeamento de riscos, rota de fuga e simulado de evacuação.

A conclusão do curso foi um marco para a escola. Seis anos e três meses após o desastre que marcou a cidade de Niterói e deixou uma marca profunda na vida da população de diversas comunidades, principalmente no Morro do Bumba, ouviu-se a sirene tocar. Desta vez ela não representava perigo, tampouco preocupações. Era o sinal previamente combinado para os alunos deixarem suas salas e evacuarem para o pátio em uma Simulação de Incêndio.

O projeto Defesa Civil nas Escolas é uma iniciativa da Defesa Civil de Niterói em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O Programa começou em 2014, quando foram capacitados 114 alunos. O número subiu para 256 em 2015, e este ano a meta é que ele seja dobrado. No total, dez escolas que são pontos de apoio em casos de emergências serão atendidas em 2016. A E.M. Sebastiana G. Pinho foi mais uma a concluir esta etapa. Após quase um ano fechada depois do desastre do Morro do Bumba, ela agora serve como ponto de partida para uma construção de uma sociedade mais resiliente.

Fonte: Defesa Civil de Niterói









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.