quarta-feira, 21 de setembro de 2016

CARTA VERDE DE NITERÓI: RODRIGO NEVES firma compromisso com ambientalistas

 
 
COMENTÁRIO DE AXEL GRAEL:
 
Uma das mais fortes marcas da gestão de Rodrigo Neves como prefeito de Niterói (Gestão 2013-2016) foram os avanços nas políticas públicas de meio ambiente e sustentabilidade. A temática ambiental deixou de ter uma importância apenas periférica e passou a estar no centro das decisões.
 
No momento em que o prefeito Rodrigo Neves reuniu as principais lideranças políticas da cidade e intensifica o diálogo com a sociedade em torno de um projeto de continuidade da sua administração, temos pactuado com diversos setores sobre as prioridades e pontos consensuais a serem cumpridos.
 
A cidade de Niterói tem tradição no movimento ambientalista do estado do Rio de Janeiro e no país, tendo sido palco de lutas pioneiras como as que foram desenvolvidas desde a década de 1970 em defesa dos sambaquis da Duna Grande e Duna Pequena, do sistema lagunar das Lagoas de Itaipu e Piratininga, pela despoluição da Baía de Guanabara, pelo ordenamento urbano, pela defesa de ciclovias e pela criação do Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET), dentre outras.

Como parte destas campanhas, ocorreram em Niterói uma das primeiras Ações Populares (em defesa dos sambaquis), a primeira Ação Civil Pública do Brasil (em defesa das matas do Córrego dos Colibris, dando origem à mobilização pela criação do PESET), a criação de um dos primeiros parques propostos por iniciativa comunitária (PESET) e ações pioneiras contra a poluição da Baía de Guanabara (a luta contra a poluição das fábricas de sardinha). Cabe especial destaque à decretação, em 1932, da Reserva Biológica de Goethea, em Itaipu, considerada a primeira iniciativa de criação de uma unidade de conservação no Brasil.

Como vimos, Niterói tem uma trajetória marcante e vocação para a sustentabilidade, como forma de melhorar a qualidade de vida dos seus munícipes e para ser uma vitrine de iniciativas e políticas públicas para influenciar outras cidades.

Portanto, o compromisso com os ambientalistas de garantia de continuidade do processo de avanços nesta agenda é um dos mais importantes produtos este processo de diálogo.
 
Estes compromissos estão expressos na Carta Verde de Niterói, que você poderá conferir aqui ao final da presente postagem. E para que as prioridades se concretizem, precisamos garantir a reeleição de Rodrigo Neves.
 
Contamos com o seu apoio "Pra Seguir em Frente". No dia 2 de outubro, o voto para prefeito de Niterói é 43!
 
Axel Grael (Partido Verde)
Vice-Prefeito
Niterói
 
 
-------------------------------------------------------
 
 

RODRIGO NEVES firma compromisso com ambientalistas
 





O prefeito Rodrigo Neves se reuniu com lideranças ambientalistas de Niterói, nesta segunda-feira, e assinou a “Carta Verde de Niterói”. O documento reúne compromissos como a demarcação definitiva do entorno da Lagoa de Itaipu, a implantação de 57 quilômetros de malha cicloviária (integrando ciclovias como a da Marquês do Paraná e da Roberto Silveira), a universalização da coleta e tratamento de esgoto até 2018, além da implantação do ParNit e da ampliação dos programas de coleta seletiva e reciclagem de lixo.

“Tivemos muitos avanços neste governo, mas sabemos que precisamos avançar mais. Faremos a demarcação definitiva, para proteger a Lagoa de Itaipu, e vamos consolidar as conquistas na defesa da Lagoa de Piratininga. Faremos da Região Oceânica a área mais ciclável do Estado do Rio. Niterói não será reconhecida apenas por sua beleza natural, pelas obras de Oscar Niemeyer ou por seus elevados índices na Educação, vamos transformar Niterói na cidade verde do Rio de Janeiro”, disse Rodrigo Neves.

O evento reuniu cerca de 90 pessoas. Estavam presentes o vice-prefeito, Axel Grael, e o médico José Seba, liderança regional da Rede Sustentabilidade.

“Este é um compromisso por uma Niterói sustentável e socialmente justa. Queremos que todas as regiões e todos os niteroienses possam usufruir dos avanços. Investir em saneamento básico, por exemplo, é investir na saúde. Ao criar mais 57 quilômetros de ciclovias, inclusive no túnel Charitas-Cafubá, estaremos investindo na qualidade de vida dos cidadãos. Só na Região Oceânica, queremos tirar até 25% dos carros das ruas, isto significa menos poluição e maior fluidez do trânsito”, afirmou Axel Grael.

Para José Seba, o documento se traduzirá em um significativo avanço para Niterói:

“O Partido Verde e a Rede Sustentabilidade são filhos de uma mesma matriz. Estamos unindo nossas forças por uma Niterói cada vez mais verde e sustentável. Nossa cidade já avançou muito nos últimos anos, precisamos seguir em frente”.

Fonte: Rodrigo Neves 43



-------------------------------------------------------------


CONHEÇA OS COMPROMISSOS FIRMADOS NA CARTA VERDE DE NITERÓI. (acesso mais fácil pelo Google Chrome)









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.