segunda-feira, 26 de setembro de 2016

NITERÓI CIDADE INTELIGENTE: Primeiro conjunto de sinais inteligentes é instalado em Niterói



COMENTÁRIO DE AXEL GRAEL:

O Centro de Controle de Operacional do Trânsito de Niterói (CCO), assim como o Sistema de Geoprocessamento (SiGEO), são iniciativas do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social (PRODUIS), financiado pelo BID, fundamentais para que Niterói consolide os seus avanços para se tornar uma Cidade Inteligente. O PRODUIS é coordenado pelo Gabinete da Vice-Prefeitura de Niterói e o contrato para a implantação do CCO terá o custo de R$ 19,1 milhões.

O CCO permitirá que o trânsito da cidade ganhe maior fluidez melhorando a qualidade de vida e o cotidiano da população de Niterói. Mesmo com a redução da velocidade do trânsito, as pessoas chegarão antes ao seu destino, pois o sistema garantirá o efeito "onda verde", permitindo que o motorista avance sem parar em cada esquina.

"Mesmo com a redução da velocidade do trânsito, as pessoas chegarão antes ao seu destino, pois o sistema garantirá o efeito 'onda verde',..."



Com a redução da velocidade no trânsito, haverá também a redução do risco de acidentes e a diminuição da emissão de gases poluentes provenientes dos veículos, o que vem a ser a maior fonte de poluição atmosférica na cidade de Niterói.

A tecnologia a ser implantada será a mais avançadas na América Latina e dentre as melhores do mundo, como garantiu o dirigente da empresa ENGIE, que venceu o processo licitatório para a implantação do CCO.

O CCO também compartilhará tecnologia e informações com o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) e com o SiGeo. Os sistemas reunidos implantarão uma rede de fibra ótica pela cidade, que permitirá também outros avanços nos serviços de acesso à informação para Niterói.

Mais um passo para fazer de Niterói a Melhor Cidade para se Viver e Ser Feliz.

Axel Grael
Vice-Prefeito
Niterói





-------------------------------------------------------------


Primeiro conjunto de sinais inteligentes é instalado em Niterói


Olhar eletrônico. Câmera específica capaz de analisar a movimentação de veículos nas ruas - Guilherme Leporace / Fotos de Guilherme Leporace


Renan Almeida

Equipamento ajusta automaticamente sinais para permanecerem abertos ou fecharem

NITERÓI - O primeiro conjunto de sinais inteligentes da cidade entrou em operação na última quarta-feira. Trata-se de um sistema integrado a câmeras próprias capazes de analisar a movimentação de veículos em cada uma das vias de um cruzamento; e, a partir dos dados, tomar automaticamente decisões para melhorar o fluxo na via mais carregada. Na prática cotidiana, ele ajustará o sinal para permanecer aberto por mais tempo onde há maior demanda e fechar mais rapidamente quanto for oportuno. A NitTrans afirma que o tempo de deslocamento dentro da cidade poderá ser reduzido em até 40% já em julho do ano que vem, quando todo o sistema for renovado na cidade. Serão 190 sinais com câmeras, sendo 50 deles autônomos.

Os equipamentos atuais funcionam num modelo pré-programado de operação: marcadores no asfalto contam a passagem dos veículos e os dados são enviados para uma central, que calcula quanto tempo os sinais devem ficar abertos e fechados. A informação é utilizada por um controlador para fazer o ajuste. O primeiro sinal com inteligência no próprio cruzamento foi instalado num dos grandes gargalos de trânsito na cidade, a esquina da Avenida Jansen de Mello com Rua Marechal Deodoro, no Centro.

— Se durante três segundos não passar nenhum carro aqui, por exemplo, o sinal vai fechar — explica o engenheiro de tráfego Alexandre Cony. — Paralelamente, todos os dados ainda são enviados para uma central, que consegue analisar o aumento de fluxo num local e projetar a necessidade de ajustes num ponto à frente, antes de o congestionamento chegar.

O próximo conjunto inteligente será instalado no Largo da Batalha, região problemática porque é passagem quase obrigatória de todos os motoristas que vêm da Região Oceânica e de Pendotiba com destino ao Centro, à Zona Sul e à Ponte. Ali, segundo a NitTrans, os equipamentos devem ser instalados na próxima semana.



Operação. s:Guilherme Leporace - Guilherme Leporace / Agência O Globo.


— Fizemos uma contagem complexa no Largo da Batalha. Sabemos quantos carros vêm de cada região e para onde eles seguem. O resultado com certeza vai ser notável — afirma o engenheiro.
Controle no celular

Além dessas regiões, os equipamentos serão instalados em outros importantes cruzamentos de Centro, Fonseca (serão quatro na Alameda São Boaventura), Ingá, Icaraí (Rio Cricket, por exemplo), Santa Rosa, São Francisco (em frente ao McDonald’s), Largo da Batalha (serão três), Barreto e Região Oceânica.

O objetivo é conseguir implantar com mais eficiência a chamada “onda verde”, a sincronização dos sinais de um percurso para evitar interromper o trânsito em cada esquina. A nova tecnologia também permite que um operador de trânsito opere os sinais por meio de computadores ou mesmo de um celular. A possibilidade é útil, por exemplo, para orientar desvios no trânsito, colocar os sinais no piscar amarelo ou acionar o verde e o vermelho por tempo indeterminado.

Todos os dados e imagens coletadas pelas câmeras inteligentes serão enviadas para o Centro de Controle Operacional (CCO), que está sendo montado no segundo andar do prédio onde funciona o Centro de Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Piratininga. De lá, os técnicos farão o acompanhamento das condições para também realizar intervenções manuais. As informações ainda serão utilizadas para alimentar 14 novos painéis informativos que serão espalhados em todas as regiões da cidade.

Todo o sistema é implantado pela empresa francesa Engie, num contrato de R$ 19,1 milhões, financiados através de convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Fonte: O Globo Niterói


--------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

NITERÓI CIDADE INTELIGENTE: Sinais inteligentes serão implantados nas dez áreas consideradas as mais congestionadas da cidade
NITERÓI CIDADE INTELIGENTE: Município terá sinais inteligentes e trânsito monitorado em tempo real
NITERÓI TERÁ SISTEMA DE CONTROLE DE TRÂNSITO MAIS MODERNO DO PAÍS
CENTRO DE CONTROLE OPERACIONAL DE MOBILIDADE (CCO): Tecnologia de ponta vai monitorar e gerenciar o trânsito em Niterói 
NITERÓI TERÁ SISTEMA DE CONTROLE DE TRÂNSITO MAIS MODERNO DO PAÍS
PRODUIS (BID) - Niterói terá 110 câmeras em sinais de trânsito para monitorar cruzamentos
CISP - CCO: Prefeitura de Niterói vai implantar sistema de monitoramento de segurança nos ônibus da cidade
Sistema de monitoramento de Niterói contará com 450 câmeras e 80 botões de pânico
Prefeito em exercício visita Centro de Comando e Controle do Estado e acompanha teste de sirenes
POR UMA MOBILIDADE AINDA MAIS SUSTENTÁVEL
WRI Brasil Cidades Sustentáveis sela parceria com Niterói para o desenvolvimento do Plano de Mobilidade Urbana da cidade

OUTRAS POSTAGENS SOBRE MOBILIDADE

Agência de Desenvolvimento da França anuncia visita a Niterói em junho 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.