quinta-feira, 6 de outubro de 2016

ESPAÇOS PÚBLICOS DE NITERÓI: Opções de lazer para a melhor idade



Na Praça do Rink, no Centro, os moradores já estão se acostumando com os aparelhos que chegaram no último mês. Foto: Evelen Gouvêa


Com mais de 120 equipamentos distribuídos em 25 pontos da cidade, prefeitura estuda novas áreas a serem contempladas

Por conta do grande número de idosos na cidade em busca de bem-estar, saúde e opções de lazer, a Prefeitura de Niterói estuda quais os próximos locais que serão beneficiados com academias da terceira idade. Em menos de um ano, a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) instalou mais de 120 equipamentos de ginástica para a população da melhor idade, distribuídos em 25 pontos estratégicos, entre praças e locais públicos de diversos bairros, como a Praça do Rink, o Horto do Fonseca, a orla de Piratininga e o Campo de São Bento.

O projeto, vinculado à Secretaria do Idoso, visa oferecer a prática de atividades físicas não somente à população da terceira idade, mas aos jovens e adultos, que também podem utilizar os aparelhos.

“A prefeitura sempre buscou priorizar o bem-estar da população, e a colocação e manutenção de equipamentos de ginástica para a terceira idade sempre foi uma das prioridades, já que a preocupação de Niterói com os idosos não é de hoje, vide o trabalho bem-feito do Projeto Gugu”, afirmou a secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa.

Cada aparelho tem funcionalidades diferentes. Os aparelhos permitem a realização de exercícios com equipamentos de musculação sem peso, que garantem a autonomia funcional e flexibilidade dos frequentadores, simuladores de escadas, de caminhada, de esqui, aparelho de movimento de braço circular, abdominais sem impactos, entre outros.

Importância dos exercícios para idosos – Um dos principais problemas enfrentados pelas pessoas a partir do fim da meia-idade é a falta de tonificação muscular. Isso porque um dos processos envolvidos no envelhecimento é o desgaste das articulações, que provoca as dores tão incômodas para os idosos. Por isso, a prática da musculação moderada pode ser uma boa aliada no combate a essas dores. Junto a exercícios de fisioterapia, ela pode reduzir consideravelmente o incômodo para os idosos.

A relação completa dos locais onde o projeto acontece pode ser acessada em: http://seconser.niteroi.rj.gov.br/relacao-do-projeto-gugu-nas-pracas/

Fonte: O Fluminense






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.