sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Ruas internas de São Francisco, em Niterói, terão mão única a partir de domingo



COMENTÁRIO DE AXEL GRAEL:

A implantação de sinais inteligentes e as mudanças no trânsito nos bairros de São Francisco e Charitas, que já começaram a ser implementadas pela Prefeitura de Niterói, através da NitTrans, vem sendo planejado há bastante tempo e, grande parte dessas soluções foram apresentadas e vem sendo debatidas com a comunidade desde 2013.

O trabalho de consulta à população e esclarecimentos continua e algumas sugestões da população ainda continuam chegando à Prefeitura, com a finalidade de melhorar ainda mais o projeto e estão sendo incorporadas. Por exemplo, na noite passada, o Administrador Regional Paulo Freitas, e técnicos da NitTrans estiveram mais uma vez com moradores discutindo as medidas.

O objetivo das intervenções é dar maior segurança no trânsito e mais conforto à população do bairro, evitando os constantes conflitos gerados pelo excesso de veículos, pelo estacionamento nos dois lados da via e mão dupla, em ruas que não estão dimensionadas para isso.

Mudanças semelhantes foram implantadas na região do Polo Gastronômico do Jardim Icaraí.

A implantação dos sinais inteligentes permitirá uma melhor capacidade de gestão do trânsito, incorporando ao sistema do CCO - Centro de Controle Operacional de Mobilidade, que encontra-se em fase de implantação pela Prefeitura. Com a nova sinalização semafórica, o bairro estará melhor preparado para as mudanças que virão com a conclusão das obras e a entrada em operação da TransOceânica.

A matéria abaixo, de autoria de Leonardo Sodré e publicado no O Globo Niterói de hoje, informa os leitores sobre detalhes importantes do projeto. Fazemos apenas um esclarecimento com relação ao registro do meu comentário:

"A previsão é termos uma diminuição de 20% no número de veículos nesse trecho (Franklin Roosevelt)".

Na verdade, eu me referia a uma das premissas utilizadas no planejamento da TransOceânica, que prevê a redução de 20% dos deslocamentos por automóveis na Região Oceânica. Naturalmente, isso repercute no volume de trânsito em São Francisco, mas não significa que a redução seja a mesma na Avenida Franklin Roosevelt. Na verdade, estima-se que o impacto positivo para a Avenida Franklin Roosevelt seja superior aos 20%, pois a via "... dividirá o fluxo que vem da Região Oceânica com a Avenida Quintino Bocaiúva após a inauguração do túnel Charitas-Cafubá...".

Axel Grael
Vice-Prefeito
Niterói




------------------------------------------------------------


Ruas internas de São Francisco, em Niterói, terão mão única a partir de domingo

Trecho da Rua General Rondon que passará a ser mão única e no qual o estacionamento será permitido apenas de um lado: multas morais na primeira semana - Analice Paron / Agência O Globo


Leonardo Sodré

Mudanças afetarão 20 vias, onde só será permitido estacionar de um lado


NITERÓI - O motorista que passar por São Francisco ou tiver que estacionar nas ruas do bairro a partir de domingo precisa ficar atento às mudanças no trânsito. Vinte vias internas que hoje funcionam em mão dupla passarão a ter sentido único e, nelas, só será permitido estacionar de um lado. A Avenida Rui Barbosa ganhará uma ciclofaixa — no trecho entre a esquina com a Rua Tocantins e a subida da Cachoeira — e rotatórias em todos os cruzamentos entre as ruas General Rondon e Tupis, que receberão sistema "traffic calming" e sinal acionado por botão. Na primeira semana do novo esquema, oito agentes farão a fiscalização do trânsito, aplicando multas morais; as punições começaram para valer em 4 de dezembro.

Sinais inteligentes — que limitam, por meio de sensor, o tempo para o fluxo viário, privilegiando a via do cruzamento onde há maior movimentação — começaram a ser instalados ontem em dois pontos da Avenida Presidente Roosevelt: nas esquinas com a Avenida Quintino Bocaiúva e com a Rua Oiapoque, perto da Cachoeira. Outros três sinais, tradicionais, serão instalados nas pontes de conversão da Presidente Roosevelt: um na esquina com a Rua Goitacazes, outro na interseção com Rua Tapajós e um na saída da Rua Tocantins. A Rua Tupinambás receberá uma ciclofaixa, e a ciclovia da Rua Timbiras será conectada a um traçado que também será instalado, até domingo, na Avenida Rui Barbosa, a partir da Rua Tocantins.

O vice-prefeito Axel Grael aposta que as mudanças devem melhorar o trânsito na Franklin Roosevelt, que dividirá o fluxo que vem da Região Oceânica com a Avenida Quintino Bocaiúva após a inauguração do túnel Charitas-Cafubá, prevista para a segunda quinzena de dezembro:

— A previsão é termos uma diminuição de 20% no número de veículos nesse trecho (Franklin Roosevelt). (vide comentário acima)

O novo esquema de trânsito seguirá um modelo semelhante ao do implantado no Jardim Icaraí, onde o motorista que precisa mudar de sentido tem que acessar uma rua paralela. As mudanças em São Francisco já vêm sendo estudadas há mais de um ano. A pedido dos moradores, o Centro Comunitário de São Francisco (CCSF) organizou reuniões com representantes da NitTrans para debater sobre o novo esquema. De acordo com a diretora do CCSF Marinice Machado, foram feitas cinco reuniões e no último encontro, realizado em agosto, o órgão e os moradores chegaram a um consenso. O projeto final foi apresentado ontem ao grupo.

— Não pretendemos fazer oposição ao projeto. Pelo contrário, queremos que seja colocado em ação, de forma democrática. O combinado é que só algumas ruas seriam mão única. No entanto, o mapa não condiz com esse acerto feito com os moradores — reclama.

O coronel Paulo Afonso Cunha, presidente da NitTrans, diz que as mudanças foram feitas com base em indicações de moradores:

— A implantação do sinal acionado por botão e o sistema traffic calming para melhorar a travessia na (Avenida) Rui Barbosa foram pedidos dos moradores que reclamavam muito dos veículos que passam em alta velocidade na via à noite. A retirada do ponto de ônibus em frente ao colégio Assunção também foi solicitação deles. O projeto foi construído de forma amplamente democrática.

Fonte: O Globo Niterói




------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

Mudanças no trânsito de São Francisco

Sinal inteligente já começa a operar em São Francisco
POPULAÇÃO APROVA MUDANÇAS NO TRÂNSITO EM SÃO FRANCISCO
Trânsito muda em São Francisco
TRÂNSITO NAS RUAS DE SÃO FRANCISCO SERÁ ALTERADO

CCO - Centro de Controle Operacional da Mobilidade - Sinais inteligentes

NITERÓI CIDADE INTELIGENTE - Sistema de sinais inteligentes já em funcionamento em Niterói
NITERÓI CIDADE INTELIGENTE: Primeiro conjunto de sinais inteligentes é instalado em Niterói
SEGURANÇA E TRÂNSITO: Prefeito visita o CCO e anuncia que Várzea das Moças vai ganhar portal de segurança
NITERÓI CIDADE INTELIGENTE: Município terá sinais inteligentes e trânsito monitorado em tempo real 
NITERÓI TERÁ SISTEMA DE CONTROLE DE TRÂNSITO MAIS MODERNO DO PAÍS
CENTRO DE CONTROLE OPERACIONAL DE MOBILIDADE (CCO): Tecnologia de ponta vai monitorar e gerenciar o trânsito em Niterói
PRODUIS (BID) - Niterói terá 110 câmeras em sinais de trânsito para monitorar cruzamentos
CISP - CCO: Prefeitura de Niterói vai implantar sistema de monitoramento de segurança nos ônibus da cidade
Sistema de monitoramento de Niterói contará com 450 câmeras e 80 botões de pânico
Prefeito em exercício visita Centro de Comando e Controle do Estado e acompanha teste de sirenes

PMUS - Plano de Mobilidade Urbana Sustentável

POR UMA MOBILIDADE AINDA MAIS SUSTENTÁVEL
PLANO DE MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL (PMUS): Niterói firma acordo com ONGs internacionais para elaborar plano de mobilidade

Outras postagens sobre ações da Prefeitura no bairro

ENSEADA LIMPA - conheça as ações para a despoluição da Enseada de Jurujuba (Saco de São Francisco)
ENSEADA LIMPA - Como parte do programa "Se Liga", Inea e Prefeitura fazem vistoria em casas em São Francisco
Skate park de São Francisco será inaugurado no domingo
Ouvidoria itinerante começa a operar em São Francisco
Ciclovia da Rua Timbiras, em São Francisco, é inaugurada
Rua Timbiras ganha ciclovia e moradores comemoram
Praça Dom Orione, em São Francisco, foi aberta ao público após revitalização
Evento Vegano movimenta orla de São Francisco
Construção de garagem subterrânea em Charitas segue o cronograma
Praia de São Francisco recebe projeto de recuperação de restinga
POLUIÇÃO DO AR: Secretaria Estadual do Ambiente lança 2º Inventário de Emissões Veiculares
Tecnologia a serviço da administração pública

Outras postagens

ACIDENTES DE TRÂNSITO - Niterói reduz acidentes de trânsito em 78% em três anos
QUEDA NO NÚMERO DE ACIDENTES EM NITERÓI








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.