sábado, 21 de janeiro de 2017

Niterói recebe último dia de conferência internacional sobre sustentabilidade



Secretário executivo Axel Grael foi um dos palestrantes do evento. Foto: Lucas Benevides


Foto Isabela Ledo


Ulisses Dávila

Evento contou com a participação de representantes de 39 países

Niterói foi palco da primeira passagem pelo Brasil da Conferência Internacional sobre Sustentabilidade Ambiental, Cultural, Econômica e Social. Com início no último dia 19, a 13ª edição do evento encerrou sua programação neste sábado (21), e contou com centenas de pessoas vindas de 39 países, reunidas no auditório do Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Águas (NAB), da Universidade Federal Fluminense (UFF).

A cidade recebe o evento com grande êxito durante os seus três dias de atividades, como explica Valéria Braga, coordenadora do escritório de gestão de projetos da Prefeitura de Niterói, que fez parte do comitê para recepção do evento.

“O nível dos trabalhos apresentados e das discussões foi muito bom. Acreditamos que isso vai abrir muitas portas para parcerias com as universidades de Niterói e também com a prefeitura. São oportunidades de inovação e de troca de conhecimento. Nossa cidade entra agora para o cenário internacional como uma cidade voltada para sustentabilidade” destaca Braga.


Biólogo Paulo Bidegain apresentou palestra sobre a sua experiência de planejamento do Parque Natural Municipal de Niterói - PARNIT


Para Niterói, principalmente para as universidades locais, fica a experiência e as inovações e ideias apresentadas que cada participante trouxe de seu país, ressalta Valéria.

“Foi um grande intercâmbio de informações entre quase 40 países. A grande maioria dos participantes são pesquisadores e representantes de universidades, alunos de mestrado e doutorado, que apresentaram seus trabalhos, e um pouco de representantes do poder público também. No final das atividades, todos os presentes também participaram de uma avaliação do evento”, afirma a coordenadora.

A prefeitura e o NAB são parceiros da Common Ground Publishing, instituição que coordena a Conferência e a Comunidade de Conhecimento On Sustainability. Com edição anual, o próximo evento já está marcado para acontecer em 2018 na Austrália. Desde a primeira edição, em 2005, a conferência já percorreu cidades dos Estados Unidos, Vietnã, Índia, Malásia, Ilhas Maurício, Equador, Nova Zelândia, Canadá, Japão, Croácia e Dinamarca.

Palestrante do último dia do evento, o secretário executivo da Prefeitura de Niterói, Axel Grael, afirmou que a sustentabilidade é uma questão que precisa de muito respaldo científico.

“Esse é um momento que especialistas em sustentabilidade urbana se reúnem para trocar experiências, refletir e debater sobre os desafios que esse assunto apresenta. E Niterói chamou a atenção desse grupo justamente pelos programas ambientais desenvolvidos e em andamento, e por estar no contexto metropolitano do Rio de Janeiro, que acabou de sediar as Olimpíadas. Enfim, várias questões positivas atraíram esses especialistas para cá. Felizmente, a prefeitura conseguiu acolher essa oportunidade dentro da cidade e, sobretudo, dentro da universidade, que é uma grande parceira do poder público na busca de um modelo de sustentabilidade urbana para o município”, concluiu Axel.

Fonte: O Fluminense




-------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

Niterói vai receber conferência internacional de sustentabilidade







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.