quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

CCO MOBILIDADE: Prefeitura avança na implantação de sinais inteligentes em Icaraí





Quatro dos 13 semáforos inteligentes já foram instalados. Todo o sistema deve ser concluído em um mês

14/02/2017 - O sistema de sinais inteligentes de Icaraí, na Zona Sul de Niterói, já começa a ganhar forma. Segundo a NitTrans, 4 dos 13 sinais inteligentes já foram instalados e estão em funcionamento. Três deles na Avenida Almirante Ary Parreiras, esquinas com a Avenida Roberto Silveira, Lemos Cunha e Irineu Marinho. E um no cruzamento da Gavião Peixoto com Lopes Trovão.

Os outros sinais inteligentes de Icaraí serão instalados na Avenida Jornalista Alberto Torres, nas esquinas com as ruas Miguel de Frias e Álvares de Azevedo; na Avenida Roberto Silveira, nos cruzamentos com as ruas Lopes Trovão, Presidente Backer, General Pereira da Silva, Álvares de Azevedo, Castilho França e Miguel de Frias; na Rua Lopes Trovão, na esquina com Mem de Sá.

Além disso, dos 29 novos sinais com no-break que serão implantados no bairro, oito já foram instalados. A previsão é de que, em um mês, todo o sistema esteja funcionando.

Os semáforos inteligentes possuem câmeras, que fazem a contagem dos veículos que passam pelas vias e têm a autonomia de prolongar o tempo de verde quando necessário., dando mais agilidade ao tráfego. Os outros sinais novos terão tempo fixo de verde e vermelho. Com o no-break e poderão funcionar até oito horas mesmo com corte no fornecimento de energia.

A implantação dos sinais inteligentes integra o conjunto de medidas do Plano Icaraí, que contempla também mudanças no itinerários dos ônibus pelo bairro. Pela proposta da Prefeitura, os coletivos transitarão pelas ruas Miguel de Frias, Álvares de Azevedo, Lopes Trovão, Mariz e Barros, Joaquim Távora, Gavião Peixoto, e avenidas Almirante Ary Parreiras, Roberto Silveira e Jornalista Alberto Torres (Praia de Icaraí) enquanto que não vão mais passar pelas ruas General Pereira da Silva, Tavares de Macedo, Domingues de Sá, Presidente Backer e Avenida Sete de Setembro. O projeto já foi apresentado para a população no último dia 26 e novas reuniões acontecerão.

Sinais em toda a cidade - A NitTrans informa que são 11 o número de sinais inteligentes em toda a cidade em funcionamento. Além dos quatro de Icaraí, três estão no Largo da Batalha, três em São Francisco e um no Centro, próximo ao supermercado Guanabara.

Além dos semáforos inteligentes, o sistema que contempla o CCO (Centro de Controle Operacional da Mobilidade) terá também dez painéis eletrônicos que vão trazer informações sobre o trânsito na cidade. Três já estão instalados e funcionando na base de testes: na esquina das avenidas Roberto Silveira com Almirante Ary Parreiras, em Icaraí, na Avenida Visconde do Rio Branco esquina com José Clemente, no Centro, e na Alameda São Boaventura, próximo à Ponte Rio-Niterói. Até o Carnaval, há a previsão de mais três serem implantados: no Estacionamento da Neltur, em São Francisco, na Rua Leonor da Glória, no Largo da Batalha, e mais um na Alameda São Boaventura.

Depois, serão instalados na Avenida Jornalista Alberto Torres (Praia de Icaraí) e na Rua Benjamin Constant, no Barreto.

Os últimos a serem instalados serão na Rua Marquês do Paraná, próximo dos prédios conhecidos como Tijolinhos, e na Estrada Francisco da Cruz Nunes, perto do Cisp (Centro Integrado de Segurança Pública). Ambos serão coloridos.

Fonte: Prefeitura de Niterói









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.