terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Publicado trabalho acadêmico sobre o Projeto Grael



Alunos do Projeto Grael se divertem na Baía de Guanabara. Foto acervo do Projeto Grael.


Equipe da área de Comunicação da UFRJ desenvolveu um documentário sobre o Projeto Grael. Veja o resultado do trabalho, a seguir:

Difusão e memória: efeitos do webdocumentário para o Projeto Grael - PDF: Difusão e memória: efeitos do webdocumentário para o Projeto Grael Autores: Juliana Cabral Alves, Rafaela Matias e Rodrigo Carvalho 1 Orientação: Katia Augusta Maciel 2


Resumo:

Uma nova forma de contar histórias na rede, o webdocumentário integra vários pontos de vista numa obra interativa e multimídia (fotografia, vídeo, áudio e texto). Quais os efeitos de uma obra dessa natureza para a difusão e a memória digital do trabalho de socialização desenvolvido no Projeto Grael? Desde 1998, o projeto oferece caminhos para a socialização e a educação de crianças e adolescentes através da prática de esportes, cursos profissionalizantes e atividades de conservação ambiental. A equipe do TJUFRJ - o telejornal online da Escola de Comunicação da UFRJ - esteve na sede do projeto em Niterói e percebeu o interesse dos jovens pela produção audiovisual, e a necessidade de atualização e continuidade dos registros audiovisuais que são essenciais para a memória e a difusão do projeto. O webdocumentário “Bons Ventos” criado em conjunto com participantes do Projeto Grael funciona como prática extensionista associada à pesquisa da linguagem e do impacto social de um documentário interativo. O objetivo é investigar os efeitos do webdocumentário, em termos de difusão e memória, no âmbito de um projeto de socialização de crianças e adolescentes.

Palavras chave: cibercultura. webdocumentário. difusão. memória.




-----------------------------------------------------------


COMENTÁRIO DE AXEL GRAEL:

Registramos aqui o nosso agradecimento à: professora Katia Augusta Maciel, orientadora do trabalho acadêmico e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias e Linguagens da Comunicação-PPGTLCOM / UFRJ e coordenadora do Projeto de Pesquisa e Extensão “Jornalismo Audiovisual e Interatividade no TJUFRJ”.

Também aos autores da publicação, Juliana Cabral Alves, Rafaela Matias e Rodrigo Carvalho, monitores do Projeto de Pesquisa e Extensão “Jornalismo Audiovisual e Interatividade no TJUFRJ”, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Edital PIBEX 2016).

O trabalho realizado pela equipe é parte de uma iniciativa de Pesquisa e Extensão da Universidade e que produziu, como um dos seus produtos, um documentário sobre o histórico e o cotidiano do Projeto Grael.

A maior proximidade e interação entre a academia e organizações do Terceiro Setor, como o Projeto Grael, são oportunidades que não podem ser desperdiçadas por qualquer das partes. Pelo lado do Terceiro Setor é a oportunidade de contar com um olhar crítico e especializado sobre as suas tecnologias sociais, rotinas e resultados. Este resultado é especialmente valioso no caso de iniciativas inovadoras como o Projeto Grael que pode encontrar no intercâmbio com o mundo acadêmico a oportunidade de agregar conteúdo teórico, reflexão e aprimoramento das suas práticas.

Pelo lado acadêmico, é a oportunidade de contar com um laboratório vivo, cheio de desafios e vivências, ávido de respostas e explicações, que pode ser um rico objeto de análise e experimentação.

Que estes pesquisadores da UFRJ que nos visitaram saibam que encontrarão a nossa instituição sempre de portas abertas para futuros trabalhos e que venham mais parcerias com a Universidade.

Bons ventos,

Axel Grael




---------------------------------------------------------------


SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO GRAEL:

No website: www.projetograel.org.br
No Blog do Axel Grael









Um comentário:

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.