segunda-feira, 24 de abril de 2017

Parcerias entre Niterói e Annapolis nos Estados Unidos



No encontro entre o prefeitos Michael Pantelides e Rodrigo Neves foram definidas parcerias entre Annapolis e Niterói. Foto: Flávio Pessoa / Ascom Niterói



Prefeito Rodrigo Neves esteve na cidade marítima para discutir ações nas áreas de náutica, meio ambiente, sustentabilidade e gestão pública

Em visita aos Estados Unidos, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, esteve neste final de semana na região marítima de Annapolis, capital da vela americana, tentando fechar parceiras entre as cidades. São ações nas áreas de náutica, meio ambiente, sustentabilidade e gestão pública, entre outras iniciativas.

As negociações foram coordenadas por Rodrigo Neves, que foi recebido pelo prefeito de Annapolis, Michael Pantelides, e conheceu as políticas de incentivo ao esporte e ao desenvolvimento de negócios em torno do tema. Os dois conversaram ainda sobre gestão pública.

“Annapolis é a capital da vela nos Estados Unidos e há muitos anos cidade irmã de Niterói. Estamos resgatando essa cooperação para renovar nossos laços e fortalecer nossa relações e parcerias que, certamente, serão muito benéficas para ambas as cidades”, disse o prefeito.

Durante o encontro, foi proposta por Rodrigo Neves a realização de uma regata Niterói-Annapolis, no início de 2018, na antiga capital fluminense, com atletas dos dois municípios. Também foi acertada, em outubro deste ano, a presença de Niterói na feira náutica de Annapolis, a maior do país.

Pantelides retribuiu afirmando que vai sugerir aos comandantes da escola naval americana, sediada em Annapolis, uma visita do grupo de formação militar em Niterói:

“Nossos marinheiros têm um programa de formação de líderes que ocorre com a realização de regatas e treinamento já realizados com frequência em vários países nas Américas. Vamos ver a viabilidade de esse treinamento ser feito em Niterói também. Seria ótimo.”, disse o prefeito de Annapolis, informando ainda que visitará Niterói em fevereiro, após a realização das eleições municipais americanas. Ele concorre à reeleição.

Além de se reunir com o prefeito de Annapolis, Neves se encontrou com empresários locais e comodoros dos dois maiores clubes de náutica da região e propôs um intercâmbio com os iates clubes de Niterói. O prefeito visitou ainda uma feira de negócios relacionados à indústria náutica e sugeriu a realização de evento idêntico na cidade.

“É uma feira que tem tudo a ver com Niterói, pois nossa cidade tem uma vocação náutica e nos falta, hoje, infraestrutura para dar suporte aos entusiastas desse esporte. Precisamos de empresas específicas para o setor”, avalia Neves.

No domingo, o prefeito se encontrou ainda com Stanley Michael Jones, presidente do comitê Maryland-Rio, da Organização Amigos da América, criada na década de 60 com o objetivo de aproximar o estado de Maryland do estado do Rio de Janeiro. O acordo que estabeleceu a parceria foi assinado, inclusive, em Niterói, à época capital do Rio de Janeiro, e proporcionou, nos últimos anos, o intercâmbio de mais de 400 estudantes brasileiros e americanos.

Além de conhecer o projeto de recuperação do Rio Anacostia, um dos principais da região, o prefeito deu início às conversas para a criação de parceiras nas áreas ambiental e de gestão de parques. O objetivo é utilizar a experiência americana e aplicá-la no município, mais especificamente dentro do programa Região Oceânica Sustentável que prevê gestão de praias e parques como o Parque da Lagoa de Piratininga e a renaturalização do Rio Jacaré.

Uma das atividades será a realização do seminário internacional em Niterói, no segundo semestre deste ano, sobre gestão de parques e áreas verdes, com a participação de especialistas americanos.
Stanley Jones comentou a importância da visita:

“Uma visita dessas é importante para todos nós, Niterói e Annapolis, e os estados de Maryland e Rio de Janeiro, pois aproxima ainda mais os governos e conecta melhor as pessoas. Podemos avançar muito nessas questões.”

O secretário municipal de Desenvolvimento e Indústria Naval, Luiz Paulino Moreira Leite, a secretária de Planejamento e Modernização da Gestão de Niterói, Giovanna Victer e a subsecretária da Coordenadoria do Núcleo de Gestão Estratégica, Ellen Benedetti, também acompanharam as reuniões.

Fonte: O Fluminense



-------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

Estados do Rio e Maryland se unem para despoluir Baía de Guanabara
RJ e Maryland debatem, em Niterói, cooperação para a despoluição da Baía de Guanabara
Rio assina acordos de cooperação com Estado de Maryland
Governador de Maryland, Martin O'Malley, estará em Niterói na quinta
Em recepção para o governador Sérgio Cabral, o governador de Maryland cita o Projeto Grael em seu discurso
Direção do Comitê Rio de Janeiro-Maryland divulga release
Rio de Janeiro e Maryland assinam acordo que inclui cooperação em esportes náuticos
Governador de Maryland se solidariza com o Rio de Janeiro.

Companheiros das Américas/Partners of the Américas

PARCERIA DE MAIS DE 50 ANOS ENTRE O RIO DE JANEIRO E MARYLAND PROMOVE VIAGEM DE PROFESSORAS DE NILÓPOLIS AOS EUA
Mestranda da UFF faz visita técnica a Maryland para estudar impactos ambientais de dragagens

Parcerias com a participação do Projeto Grael

Governador de Maryland, Martin O'Malley, visita o Projeto Grael
Eduardo Talaveira, ex-participante do Projeto Grael, apresenta-se em espetáculo de dança no Teatro Municipal de Niterói
Projeto Grael no Maryland Life
Projeto Grael recebe a delegação do secretário de Estado John McDounagh, de Maryland (EUA)
Filha de Kevin Costner visita o Projeto Grael

Parcerias com benefícios para Niterói

Em 2007, Niterói e Annapolis - Capital da Vela nos EUA - tornaram-se cidades-irmãs.
Maryland - estado irmão do Rio de Janeiro - avança em políticas públicas para a sustentabilidade
NITERÓI MAIS VERDE - PARNIT ganhou reconhecimento e destaque em revista especializada dos EUA
PRO-SUSTENTÁVEL - RIO JACARÉ: Seminário define diretrizes básicas para a renaturalização do Rio Jacaré
PRO-SUSTENTÁVEL - RIO JACARÉ: Consultores internacionais conhecem os estudos de professores da UFF sobre a renaturalização do Rio Jacaré
PRO-SUSTENTÁVEL - RIO JACARÉ: Seminário em Niterói apresenta experiências de restauração de rios dos Estados Unidos e Portugal
PRO-SUSTENTÁVEL - RIO JACARÉ - Seminário internacional discute em Niterói o projeto de renaturalização da Bacia do Rio Jacaré
PRO-SUSTENTÁVEL - RENATURALIZAÇÃO DO RIO JACARÉ: Prefeitura de Niterói e UFF promovem seminário técnico sobre a iniciativa pioneira no país 

Niterói Cidade da Vela

Niterói Capital da Vela
Parceria dos Clubes abraça a campanha "Niterói Capital da Vela"

Parcerias envolvendo a Baía de Guanabara

DESPOLUIÇÃO DAS BAÍAS DE GUANABARA E CHESAPEAKE: uma comparação das experiências, reflexões e algumas lições

Secretaria do Ambiente avança na elaboração do Plano de Recuperação Ambiental da Baía de Guanabara
Encontro em Niterói debate soluções para a saúde ambiental da Baía de Guanabara
BAÍA DE GUANABARA - Secretaria do Ambiente promove I Consulta Pública sobre Modelo de Governança para a Baía
Rio assina acordo com norte-americanos para despoluir a Baía de Guanabara
Revista Pollution Engineering: Entrevista com Axel Grael - Despoluindo a Baía da Guanabara

Outras postagens relacionadas à parceria Rio-Maryland

SANEAMENTO - POLUIÇÃO CONDENA A MORTE 70 DOS 77 RIOS E CANAIS DO RIO
Turismo náutico: o Brasil ainda não acordou para o seu enorme potencial







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael.