domingo, 12 de novembro de 2017

Biblioteca no Campo de São Bento: três anos de municipalização



A Biblioteca Popular Municipal Anísio Teixeira tem mais de 12 mil materiais. Foto: Divulgação



Biblioteca Popular Municipal Anísio Teixeira, em 2013, foi municipalizada, reformada e ampliada

A Biblioteca Popular Municipal Anísio Teixeira, localizada no Campo de São Bento, em Icaraí, na cidade de Niterói, vai completar três anos de reinauguração nesta segunda-feira (13). A unidade pertencia ao Governo do Estado do Rio de Janeiro até o ano de 2013, quando foi inserida no Sistema de Bibliotecas Populares de Niterói, sendo municipalizada, reformada e ampliada. Atualmente conta com seis salas, divididas nas categorias infantil, leitura geral, pesquisa, referência, empréstimo e gibiteca, além de um acervo de 12 mil materiais, entre livros, DVD’s, CD’s e revistas.

Para celebrar o aniversário da biblioteca foram marcados dois eventos na próxima semana. Na terça-feira, haverá um debate do livro da escritora Yolanda de Regina Costa, mediada pela psicóloga Ana Luísa Neves, às 10h. Na sexta-feira, dia 17, acontecerá a apresentação de um sarau poético com os alunos do teatro Odir Vernon, às 10h.

Para a diretora da Biblioteca Popular Municipal Anísio Teixeira, Maria da Gloria Souza Blauth, que coordena a equipe, trabalhando há 50 anos como bibliotecária, é muito gratificante exercer a função.

“Além de trabalhar com o que eu gosto, a biblioteca é um local de informação e conhecimento de todos os gêneros que torna possível a acessibilidade à cultura aos leitores e usuários de todas as idades. É muito prazeroso ser bibliotecária e ter como missão a realização de atividades voltadas para a comunidade e acolher o público de maneira que eles se sintam pertencentes ao espaço”.

O Sistema de Bibliotecas Populares de Niterói foi instituído pelo decreto municipal 11.368/2013 e tem como objetivo a criação de espaços de leitura para um público de todas as idades, tendo como iniciativa a ampliação do conhecimento e a democratização do acesso à cultura, estimulando o desenvolvimento do hábito de leitura e da formação de novos leitores.

Dentro do programa de qualificação das bibliotecas populares, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e a Fundação Municipal de Educação estão realizando um seminário de formação continuada “Biblioteca Pública em foco”, iniciado no dia 07 de novembro e com o encerramento previsto para o dia 05 de dezembro.

Fonte: O Fluminense








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.