quarta-feira, 8 de novembro de 2017

PARNIT: Prefeitura de Niterói implanta infraestrutura na Ilha do Pontal, na Lagoa de Piratininga






Ilha do Pontal. Fotos SMARHS


Espaço foi sinalizado e a ponte de acesso restaurada para receber visitantes

Até o final do mês a Ilha do Pontal, na Lagoa de Piratininga, perto do Cafubá, em Niterói, passará a receber estudantes para orientações sobre o meio ambiente, segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS). Nesta terça-feira (7), placas de sinalização e mensagens educativas já foram espalhadas no espaço.

Para garantir que o ambiente seja preservado pelos visitantes, a Secretaria sinalizou toda a ilha com placas informativas e refez a ponte de acesso ao local. Pelo projeto os estudantes serão conscientizados, de forma lúdica, sobre a preservação da área que compõe um dos mosaicos dos 16,3 milhões de metros quadrados do Parnit (Parque Natural Municipal de Niterói - Unidade de Conservação de Proteção Integral), criado para proteger a extensa área verde do município.

“O espaço foi elaborado com o intuito de fomentar a educação ambiental, por meio de trilhas interpretativas. Pedimos para que a população usufrua e colabore na manutenção deste espaço tão singular da nossa cidade”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Eurico Toledo, acrescentando que, também como parte do projeto, a ponte que dá acesso à ilha foi reformada.

Em 2014, um decreto assinado pelo prefeito Rodrigo Neves criou o programa Niterói Mais Verde, que cria 22,5 milhões de metros quadrados de áreas protegidas no município. Um dos trechos protegidos é o Parnit, que inclui a Ilha do Pontal, que está sendo preservada, com resgatar dos vestígios de sambaquis encontrados em sua área, representativos das localizações distintas de comunidades indígenas na Região Oceânica. Na Ilha do Pontal – composta por quatro mirantes – se encontra uma grande quantidade de conchas de moluscos, indicando que povos antigos habitaram a região e usaram a ilha.


Fonte: O Fluminense














Um comentário:

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.