sexta-feira, 24 de novembro de 2017

TURISMO RURAL CRESCE NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO





Três cidades entraram na lista dos 21 destinos mais procurados do Brasil

Três municípios da região turística do Vale do Café estão na lista dos 21 melhores destinos de turismo rural do Brasil. A pesquisa, feita pelo site americano de viagens Expedia, colocou Vassouras, Valença e Rio das Flores entre os destinos favoritos dos turistas para passeios e hospedagem em cenários naturais, que promovem contato com a vegetação nativa, ar puro e a tranquilidade e acolhimento do interior.

– Sabemos que, cada vez mais, grande parte dos turistas escolhe seus destinos de viagens pela internet. As cidades do interior fluminense têm sido destaques em quase todas as pesquisas realizadas pela Expedia. Essa promoção, em um site conceituado, traz enorme retorno para as cidades – disse o secretário de Turismo, Nilo Sergio Felix.

O secretário lembra que o Vale do Café é formado por 13 municípios e tem a sua história ligada ao Ciclo do Café, no século XIX.

– A região é belíssima. Os visitantes fazem uma viagem pelo tempo ao conhecer a suntuosa arquitetura rural, composta por casarões, fazendas e senzalas do tempo dos barões. O turismo rural é explorado em quase todas as localidades e atrai milhares de visitantes que querem aproveitar momentos ímpares de contato com a natureza, sendo em cavalgadas, acompanhando o dia a dia de uma fazenda, fazendo trilhas ou apenas descansando – afirmou Nilo Sergio Felix.

Além das inúmeras fazendas da região, há atrativos naturais pouco conhecidos. Entre eles merece destaque o Jardim Uaná Etê, localizado perto de Vassouras, em Sacra Família do Tinguá. O local tem características únicas com bosques, trilhas na floresta e vistas espetaculares, além de atrações interativas, como o bosque dos sinos e o labirinto da música, único do mundo.

Mata Atlântica

O Parque Estadual da Serra da Concórdia, localizado entre os municípios de Valença e Barra do Piraí, tem mais de 5 mil hectares de extensão e é um convite a passeios, caminhadas, escaladas e muitas outras atividades ao ar livre, usufruindo do melhor da Mata Atlântica, incluindo observação das diversas espécies de plantas e pássaros. O acesso é gratuito e as visitas, com guias, acontecem diariamente com agendamento prévio.

Uma das vantagens de visitar o campo é poder conhecer de perto a produção local. Em Rio das Flores é feita uma das mais premiadas cachaças artesanais do país, a Cachaça Werneck. A visita é gratuita, mas precisa ser agendada.
Fonte: INEA










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.