quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

ENSEADA LIMPA: Previsão de verão com praias liberadas em Niterói



Expectativa é que Jurujuba esteja com ótimos índices durante o verão 2018. Foto: Júlio Silva / Arquivo



Orla da cidade alcança maior índice de balneabilidade desde 2013, com destaque para a Zona Sul

O verão, que começa nesta quinta-feira (21), pode ser o melhor desde 2013 em termos de balneabilidade das praias niteroienses da Enseada de Jurujuba. De janeiro a novembro, as praias de São Francisco, Charitas, Jurujuba, Adão e Eva estiveram próprias para banho em 62,58% do total de dias em que foram recolhidas amostras. Em 2013 esse índice foi de 27,8%.

A expectativa dos gestores do programa Enseada Limpa, implantado pela Prefeitura de Niterói em 2013, com o objetivo de despoluir a Enseada de Jurujuba, é que o mês de dezembro também apresente bons resultados, e que todas as cinco praias estejam com índices melhores no verão 2018 do que nos anteriores.


A melhoria da balneabilidade das praias em Niterói foi a grande manchete da capa de O Fluminense de 21/12/2017


“Os excelentes resultados que se verificam na balneabilidade da Enseada de Jurujuba são a prova que a despoluição da Baía de Guanabara é um sonho possível. Não podemos prescindir dos grandes investimentos em saneamento nos municípios do entorno da Baía de Guanabara, mas o que se comprova com o Programa Enseada Limpa, da Prefeitura de Niterói, é que ações locais podem trazer avanços significativos. O que o exemplo da Enseada de Jurujuba mostra é que a despoluição poderá ocorrer de forma mais rápida e eficiente com o sucesso de iniciativas de enseada por enseada, praia por praia, rio por rio. Essa lógica da ação local favorece a participação cidadã, pois baseia-se na escala do cidadão, onde é possível identificar mais facilmente as fontes de poluição e as providências corretivas”, afirma o secretário Executivo da prefeitura, Axel Grael, responsável pela implantação do programa.

O programa Enseada Limpa atua em parceria com a Clin, da Concessionária Águas de Niterói, do INEA e organizações comunitárias, com prioridade para ações de saneamento.

Fonte: O Fluminense
(com algumas alterações)



--------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

ENSEADA LIMPA: Ações para salvar a Baía já dão resultado
ENSEADA LIMPA: Prefeitura de Niterói acompanha teste de tecnologia de tratamento da água do Canal da Av. Franklin Roosevelt
Fui palestrante em evento nos EUA sobre o problema do lixo flutuante na Baía de Guanabara
ENSEADA LIMPA: Praia de Charitas, na Enseada de Jurujuba, atrai evento de pesca esportiva
ENSEADA LIMPA: O Globo mostra melhorias na Baía de Guanabara e destaca os resultados de Niterói

Outras postagens

PARCERIA DO PROJETO GRAEL E UFF RECUPERA BARCO PARA AÇÕES EDUCATIVAS E APOIO À PESQUISA
PROJETO GRAEL terá Semana de Ciência e Tecnologia
SANEAMENTO: No Brasil, esgoto de 45% da população não recebe qualquer tratamento
SANEAMENTO: 'Já temos um Tietê por Estado': 81% dos municípios despejam esgoto em rios








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.