segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

NITERÓI RESILIENTE: Tecnologia para prevenir desastres




Pluviômetro é uma das ferramentas de prevenção utilizadas em Niterói. Foto: Prefeitura de Niterói/Divulgação


Plano Verão utiliza ferramentas para monitoramento das chuvas em tempo real

O aprimoramento do uso da tecnologia da informação será o carro-chefe do Plano Verão 2017/2018 da Defesa Civil de Niterói. Até o mês de abril, ferramentas como sistemas de leitura dos índices de chuva em tempo real e dados das estações meteorológicas serão aliados para prevenção a desastres naturais no município. De acordo com o Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil, a previsão para os dias finais deste ano é de um verão típico, com chuvas intensas, por curtos períodos de tempo.

Ao longo de todo o ano, a Defesa Civil trabalhou em práticas preventivas que culminam, nesta reta final de 2017, no Plano Verão. Entre as iniciativas, estão a capacitação de voluntários, ampliação no número de Núcleos de Defesa Civil nas Comunidades (Nudecs) e antecipação de informações sobre moradores em áreas de risco. As ações preventivas se encerraram no último dia 9, com o 3º Seminário de Educação Continuada, no Caminho Niemeyer.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Walace Medeiros, pontuou que foi promovida, durante todo o ano, uma política preventiva para minimizar impactos das chuvas.

“O Plano Verão é uma consolidação desse trabalho que realizamos ao longo de todos esses meses. Temos maior conhecimento sobre as áreas de risco, para otimizar o trabalho. Contamos também com novos sistemas de leitura dos índices de chuva, podemos trabalhar em tempo real com essas informações”, pontuou.

Nos momentos de chuvas intensas, a orientação é que famílias residentes em regiões de risco, como em áreas passíveis de desabamento, saiam de casa imediatamente. Os motoristas também devem estar atentos. O melhor é esperar e não tentar passar por ruas inundadas. Outro cuidado é nunca caminhar por locais alagados. É preciso procurar abrigo em local fechado. Até mesmo dentro de um automóvel é mais seguro do que tentar abrigar-se em sob marquises, pontos de ônibus e, principalmente, sob árvores. Em nenhuma hipótese se pode ficar em campo de futebol, piscina, lagoas e represas.

SMS e aplicativos – A partir deste verão, o aplicativo Colab.re vai complementar o já existente sistema de SMS, que tem mais de 600 cadastrados recebendo mensagens de texto sobre tomada de atitudes preventivas e emergenciais em casos de iminência de desastres. Quando for emitido alerta por SMS pela Defesa Civil, notificações também serão recebidas por aqueles que tiverem o aplicativo.

Para receber as mensagens de SMS, os moradores devem se cadastrar, acessando o site da Defesa Civil de Niterói (www.defesacivil.niteroi.rj.gov.br). Para baixar o Colab.re, basta acessar sua loja de aplicativos, inserir sua cidade e vincular sua conta do Facebook.

Tendas nas comunidades – A interação com a comunidade continua sendo um dos conceitos chave do Plano Verão. Por isso, a Defesa Civil marcará presença em comunidades do município com o Projeto Defesa Civil Itinerante, dando orientações sobre como proceder em situações de risco. A primeira localidade a receber a tenda será Várzea das Moças, a partir do dia 16.

Mobilização de recursos – O Plano Verão também vai contar com o apoio dos 52 Núcleos de Defesa Civil nas Comunidades (Nudecs), formados por voluntários que vivem nos locais onde atuam, agindo em casos de fortes chuvas. Os grupos são formados por cerca de 20 pessoas, cada. As equipes multiplicam os conceitos de prevenção nos locais onde residem, além de apoiarem as ações emergenciais da Defesa Civil em caso de chuvas intensas.

Monitoramento meteorológico – Para que a população tenha mais informações sobre as condições meteorológicas do município e para estar preparada para eventuais adversidades relacionadas a chuvas intensas, é importante consultar os Boletins Meteorológicos disponibilizados no site do órgão. Em caso de emergência, os niteroienses podem ligar para a Defesa Civil pelos telefones 199, 2717-2631 e 2620-0199.

Sirenes – O morador contribui de forma decisiva para sua segurança quando deixa sua casa e vai para o ponto de apoio quando as sirenes instaladas nas comunidades são acionadas. Niterói conta hoje com 30 plataformas do Sistema de Alerta e Alarme por Sirenes em 25 comunidades. Os equipamentos, frutos de parceria com o governo estadual, possibilitaram estabelecer um protocolo de evacuação de residências em função do aumento do risco de deslizamento, com o propósito fundamental de preservar vidas. Em setembro de 2016, a Prefeitura de Niterói assumiu a manutenção do sistema após o governo estadual informar que não poderia mais arcar com os custos do serviço. Em cada comunidade onde há sirene, as rotas de fuga foram sinalizadas para facilitar o acesso dos moradores a locais seguros.


Fonte: O Fluminense



---------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

NITERÓI RESILIENTE: Defesa Civil lança aplicativo com alertas sobre previsão de chuvas fortes e ressaca
Defesa Civil lança aplicativo para a população!
DEFESA CIVIL: Niterói investe em planejamento para se prevenir contra tragédias
NITERÓI RESILIENTE: Defesa Civil realiza III Seminário para treinamento de voluntários NITERÓI RESILIENTE: Defesa Civil de Niterói realiza simulação de desastre no Morro da Penha DEFESA CIVIL NAS ESCOLAS: Prevenção de desastres na Escolas Municipais de Niterói
ONU: Desastres naturais levam 24 milhões de pessoas por ano a situações de pobreza










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.