segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

NITERÓI (RJ) e PALMAS (TO): troca de experiências em políticas públicas



Secretário Executivo de Niterói, Axel Grael, falou sobre a experiência de Planejamento e Gestão Urbana de Niterói (RJ). Fotógrafo: Luciana Pires

Titular de Desenvolvimento Urbano, Ricardo Ayres durante o evento. Fotógrafo: Regiane Cardoso

Aprender com a experiência de outras cidades, este é um dos objetivos do Fórum Políticas Públicas, Planos e Projetos de Cidades. Fotógrafo: Regiane Cardoso


Entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, estive em Palmas, capital do estado de Tocantins, participando do Fórum de Políticas Públicas, Planos e Projetos de Cidade, promovido pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (IPUP), pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Regulação Fundiária e Serviços Regionais, ambos da Prefeitura de Palmas. O evento teve o apoio também da organização Governos Locais pela Sustentabilidade - ICLEI, da qual a Prefeitura de Niterói também faz parte.

Participei a convite do arquiteto e urbanista Ephim Schluger, presidente do IPUP. Ephim Schluger é um profissional experiente, com uma destacada trajetória: ex-presidente do Instituto de Planejamento do Rio de Janeiro / IPLAN-Rio (hoje Instituto Pereira Passos), com passagem pelo Banco Mundial, UNICEF e outros cargos de destaque.

Agora, como presidente do IPUP, o arquiteto tem a missão de promover o debate com a sociedade para revisar o Plano Diretor de Palmas, uma cidade jovem - a mais nova capital do país, fundada há 30 anos.

Minha participação teve o objetivo de compartilhar as experiências gerencias, de resiliência climática (Defesa Civil), de política urbana e de sustentabilidade.

Tive quatro participações no Fórum:
  • Mesa de Abertura
  • Painel "Desenho de Políticas Públicas, Planos e Projeto de Cidade Resiliente"
  • Painel: "Perspectiva Ambiental, Urbanística e Econômica: Palmas, Rio de Janeiro e Niterói. Novo Paradigma de Gestão Urbana Resiliente"
  • Palestra: "Estratégias Institucionais e Operacionais: caso de Niterói (RJ)"
Durante o evento, tive uma ótima impressão dos profissionais que compõem a equipe do IPUP e outros órgãos municipais. É notável o esforço de inovar e corrigir rumos das políticas públicas locais.

Como resultado dos debates, surgiu a ideia de manter um intercâmbio mais duradouro entre as equipes das duas cidades. Devemos receber em Niterói uma equipe de profissionais da Prefeitura de Palmas no início de 2018.


Cooperação também na área náutica

No sábado, dia 2 de dezembro, meu anfitrião Ephim Schluger e seu diretor Paulo Sérgio proporcionaram uma visita ao Lago de Palmas, onde verificamos a possibilidade de implantar uma iniciativa náutica nos moldes do Projeto Grael.



Ephim Schluger, Axel Grael e Paulo Sérgio.

Verticalização desproporcional: orla vista do lago.


Embarcações de lazer e recreação: parece ser a mais presente atividade náutica no lago.

Candidato a mascote.

Nossa impressão é que o lago tem bom potencial náutico, desde que haja uma correta demarcação de algumas áreas de risco à navegação, representado pela presença de remanescentes da vegetação original da área inundada pelo reservatório, que não foi removido na época da construção.

Ficamos de avaliar a viabilidade da iniciativa com ajuda da equipe técnica do Projeto Grael.

Axel Grael









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.