sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Prefeitura e Caixa inauguram condomínio com 220 imóveis no Baldeador





08/12/2017 – A Prefeitura de Niterói e o Governo Federal, através da Caixa Econômica Federal, inauguraram nesta sexta-feira (8) o empreendimento Bento Pestana I, no bairro do Baldeador, na Zona Norte. Com 220 apartamentos, o condomínio foi destinado a famílias vítimas de tragédias na cidade inscritas em programas sociais no município e que vinham recebendo aluguel social. As chaves dos imóveis foram entregues pelo prefeito Rodrigo Neves, pelo ministro das Cidades, Alexandre Baldy, e pelo presidente da Caixa, Gilberto Occhi.

O empreendimento, erguido na Estrada Bento Pestana, faz parte do Programa Morar Melhor, construído com recursos do Programa Minha Casa, Minha Vida, da Caixa Econômica Federal, e investimentos da prefeitura de Niterói. Nos próximos dias as famílias já se instalarão nos apartamentos. São 11 prédios de cinco pavimentos e 20 apartamentos cada um. Os imóveis têm área privativa de 45,76 m² com dois quartos, sala, banheiro e cozinha com área de serviço integrada, com piso cerâmico em todos os cômodos e azulejos na cozinha e no banheiro.

O prefeito Rodrigo Neves disse que a entrega dos imóveis é mais uma vitória de sua administração e representa o fim do sofrimento de muitas famílias que perderam seus imóveis em tragédias como a ocorrida no Morro do Bumba, em 2010.

“Eu tenho muito orgulho de estar inaugurando esse empreendimento, que é o resultado do trabalho duro de muita gente. Quando houve a tragédia do Bumba eu fui um dos poucos políticos a ir até lá. Eu perdi amigos ali e quando eu assumi a prefeitura em 2013 procurei a Caixa para, juntos, resolvermos essa situação. Já entregamos 1,5 mil imóveis do programa Minha Casa, Minha Vida para famílias com renda de até três salários mínimos. Hoje estamos entregando esses 220 apartamentos, no primeiro semestre de 2018 vamos entregar mais 350 unidades aqui do lado, no empreendimento Bento Pestana II, e entregaremos mais mil unidades no segundo semestre. Nossa meta é chegar a 2020 com nenhuma família recebendo aluguel social e sem ter onde morar em Niterói”, disse o prefeito.




O ministro das Cidades considerou um privilégio vir a Niterói para a entrega das chaves dos apartamentos. Ele, que está a apenas 15 dias no cargo, disse que a construção de moradias populares está entre suas prioridades:

“Tenho uma alegria enorme de estar aqui entregando esses apartamentos para famílias que viveram anos de agonia. Nos próximos anos o Governo Federal, através do Ministério das Cidades, pretende construir 25 mil moradias, para beneficiar cerca de 100 mil brasileiros”, destacou Alexandre Baldy.

As 220 famílias que ocuparão o empreendimento não pagarão pelos imóveis. Elas receberão gratuitamente os apartamentos como forma de compensação pela perda dos imóveis que possuíam em áreas consideradas de risco na cidade e deixarão de receber o aluguel social.

É o caso de dona Guilhermina Pereira, de 89 anos, que teve a casa interditada e depois demolida por causa do deslizamento no Morro do Bumba. Ela ocupará um dos apartamentos com uma das filhas e a neta. Ela contou que a casa dela não desbabou, mas ficou muito danificada com o deslizamento em 2010 e teve que ser demolida pela Defesa Civil. Desde então ela passou a receber aluguel social e foi a morar com a filha mais velha, por falta de opção.

“Estou muito feliz em ter um lugar meu novamente para morar. Esse apartamento é muito bom”, disse ela enquanto visitava a unidade que recebeu.

Dona Guilhermina será vizinha de dona Jurandir Paiva da Costa, 66 anos, que tem história semelhante. Ela perdeu a casa onde morava nas chuvas de 2010. Ela dividirá o apartamento, que fica ao lado do de dona Guilhermina com o filho, Leandro, e o neto.

“O aluguel está muito caro. Ganhar esse apartamento foi a melhor coisa que aconteceu nas nossas vidas. Tenho certeza que vamos ser felizes aqui”, disse dona Jurandir, enquanto percorria os cômodos do imóvel.

Também participaram da entrega das chaves dos imóveis o secretário municipal de Habitação, Beto da Pipa, os deputados federais Soraya Santos e Chico D’Ângelo, o deputado estadual Waldeck Carneiro e o vereador Cal.


Fonte: Prefeitura de Niterói










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.