domingo, 24 de dezembro de 2017

PROJETO GRAEL E UFF: Barco vira sala de aula itinerante



Na embarcação alunos aprendem sobre o meio ambiente. Foto: Evelen Gouvêa



Carolina Ribeiro

Projeto Grael e UFF lançam projeto inovador para estimular o aprendizado de ciências e a preservação do meio ambiente

Em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), o Projeto Grael organiza o Barco Escola. De forma itinerante em sala de aula e na embarcação Fuzzarca, a iniciativa tem o objetivo de dar oportunidade para alunos da rede pública terem uma experiência com a Baía de Guanabara e conhecerem a universidade. O passeio piloto já foi realizado e o início das atividades está marcado para março de 2018.

Segundo o coordenador de Meio Ambiente do Projeto Grael, Thiago Marques, o programa tem duas vertentes. Uma é ministrar aulas para adolescentes e jovens em sala e no mar. E a outra é atracar o barco itinerante em pontos estratégicos de Niterói, São Gonçalo e do Rio de Janeiro - ainda será estudado onde é viável realizar a navegação e atracação - e abrir a visitação do mesmo. Para isso, cerca de 20 alunos de Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente da instituição se mobilizam para realizar as aulas.

“Essa ação faz parte de uma das missões do Projeto Grael, que é democratizar, promover e resgatar o acesso e cultura do mar. Também fortalece a cidadania ambiental e a preservação do meio ambiente e inclui os adolescentes e jovens na relação com a Baía, através da itinerância do barco”, adiantou.


Thiago Marques, do Projeto Grael, explica que objetivo é mostrar a potencialidade da Baía de Guanabara, mas também os seus problemas. Foto: Evelen Gouvêa

Na embarcação, os alunos da rede pública aprendem na prática o que ouviram em sala sobre o meio ambiente, a Baía de Guanabara e sua preservação, aulas náuticas, meteorologia e oceanografia. Os instrumentos, de baixo custo e alguns fabricados por eles e por estudantes da UFF, são de pesquisas e monitoramentos de temperatura e qualidade da água, salinidade, sentido e direção do vento, fenômenos meteorológicos, maré, entre outros. A princípio, o projeto é focado no ensino médio, para adolescentes e jovens, já que também tem o objetivo de despertar o interesse deles para as ciências.

“Queremos popularizar, estimular os alunos a entrar na faculdade, chamar a atenção deles para os problemas de poluição por plástico nos oceanos e na Baía. Esse trabalho vai mostrar a potencialidade da Baía, mas também os problemas, estimulando os jovens a pensarem em propostas para transformar essa realidade”, explica, acrescentando que o barco utilizado na ação foi reformado recentemente pelos alunos da Oficina de Fibra de Vidro do Projeto Grael e estudantes e professores da UFF.

Durante as atividades serão quatro aulas, sendo três na escola: uma sobre instrumentação ambiental, outra sobre energias renováveis e uma terceira sobre conceitos náuticos básicos. Na quarta aula, os alunos das instituições selecionadas sobem ao barco. Para o evento-teste já realizado, a escolhida foi a Escola Estadual Dôrval Ferreira da Cunha, de São Gonçalo. As próximas contempladas ainda serão definidas.


Fonte: O Fluminense

 

--------------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

PARCERIA DO PROJETO GRAEL E UFF RECUPERA BARCO PARA AÇÕES EDUCATIVAS E APOIO À PESQUISA
Membros da equipe do Projeto Grael participam de evento de limpeza das Ilhas Cagarras

Outras postagens









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.