segunda-feira, 20 de junho de 2011

Membros da equipe do Projeto Grael participam de evento de limpeza das Ilhas Cagarras

Fuzzarca, barco escola do Projeto Grael.
Do Fuzzarca avista-se outros participantes que participaram do evento deslocando-se para as ilhas de caiaque.
Fuzzarca diante da Ilha Comprida. Ao fundo, o Guaiuba, traineira do cmte Ermel, grande parceiro e colaborador do Projeto Grael.

Barcos de participantes do evento.

Membros da equipe do Projeto Grael com o resultado da limpeza da Ilha Comprida.

O Fuzzarca aguarda serenamente o retorno da sua tripulação.

O Arquipélago das Cagarras é um Monumento Natural instituído pelo Governo Federal (Lei 12.229/2010) e gerido pelo Instituto Chico Mendes. Localiza-se do lado de fora da Baía de Guanabara e é um dos destinos preferidos dos navegadores da região.


Localização do Arquipélagodas Cagarras, no alinhamento da Ponta do Arpoador, compondo a paisagem da orla Zona Sul do Rio de Janeiro.

A área é protegida e a pesca não é permitida e o desembarque nas Ilhas só é possível com uma autorização prévia. Mesmo assim, como o trabalho dos participantes do evento comprovou, uma grande quantidade de lixo deixado por pescadores e curiosos pode ser encontrado.

O oceanógrafo Vinicius Palermo, do Projeto Grael, fez o seguinte relato:

Saímos no sábado (18/06/2011), às 8:00h da manhã e seguimos por quase duas horas até a Ilha Cumprida. Por lá encontramos com muitos canoistas, com o pessoal do Instituto Aqualung que distribuiu o material para a coleta (sacos e luvas), além de camisetas. Estavam presentes o pessoal do Conselho Gestor do MONA, como representantes do Inea, entre várias outras instituições. Até a traineira do Ermel (Guaiuba) com uma equipe de mergulho para a limpeza mais profunda.

Desembarcamos na Ilha das Palmeiras para uma limpeza rápida, onde encontramos garrafas de águas, um pouco de material de pesca, além de pilhas grandes – largadas de lanternas e até utilizadas como chumbo para a pesca.
Pelo Projeto Grael, participaram da atividade o oceanógrafo Vinicius Palermo, Lais e Jorge, que comandou o Fuzzarca. A bordo também estava um casal de convidados do Projeto Grael.

Valeu, galera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.