terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Atletas niteroienses rumo aos próximos Jogos Olímpicos de Londres

Martine e Isabel miram um bom resultado na Semana Brasileira de Vela para garantir uma vaga nas Olimpíadas. Foto: Alcyr Ramos.

Velejadoras Isabel Swan e Martine Grael estão perto de garantir uma vaga no Mundial deste ano em terras britânicas. Antes, dupla disputa Semana Brasileira de Vela já no próximo mês


A história dos esportes náuticos de Niterói continua sendo escrita pelas orlas da cidade e do mundo. Se o passado do município é repleto de glórias, o presente e o futuro prometem seguir na mesma linha, pautados pelo sucesso da vela, companheira íntima dos niteroienses. Realidade da vela, a parceria entre Martine Grael e Isabel Swan, classificou a classe 470 feminina para as Olimpíadas de Londres no Mundial de Vela disputado no mês passado, em Perth, na Austrália. E o próximo objetivo da dupla é se garantir como representantes do Brasil nos Jogos. A classificação pode acontecer na Semana Brasileira de Vela, que acontece no mês de fevereiro, em Búzios.

Sobre a boa temporada e a regularidade, Martine e Isabel destacam a dedicação da equipe como pontos fortes no trabalho.

“O importante é que somos um time. Cada uma soma de uma forma, assumindo seu papel dentro do barco”, disse Swan.

Já Martine acredita que 2011 foi um ano de aprendizado.

“Esse ano tivemos a troca de técnico, foi ruim, pois o técnico é uma segurança. Mas esse momento foi quando veio o melhor resultado”, avaliou a velejadora, referindo-se ao bronze conquistado na Delta Lloyd Regatta, em Medemblik, na Holanda.

Com relação ao Mundial de Vela e a classificação, as atletas revelam que alguns componentes foram fundamentais para a conquista.

“Chegar antes fez toda diferença, nunca tínhamos velejado na Austrália, já que o Circuito Mundial é concentrado na Europa. Foi muito importante chegar lá para conhecer a raia e ajustar o barco, uma vez que as velas novas só chegaram na Austrália, então tivemos tempo para testar, treinar e chegar com segurança”, avaliou Isabel.

Se a preparação foi a ideal, o que dizer do dia 16 de dezembro, quando as brasileiras tiveram um dia perfeito, garantindo o primeiro lugar em uma regata e o vice em outra.

“Foi um dia ótimo! A mudança de raia com certeza fez toda a diferença e foi logo depois de um dia livre. Demos uma apagada no começo do campeonato e depois seguimos em frente com tudo”, comentou Martine.

Com a classe 470 garantida, as atenções se voltam para a disputa de qual dupla irá representar as cores verde e amarela em Londres. Apesar da boa temporada, Isabel acredita que é preciso manter o ritmo na briga pela vaga.

“Vamos continuar no mesmo ritmo, não tem nada garantido, se ganharmos em Búzios, estamos confirmadas, caso a outra dupla ganhe, vamos disputar na Espanha em março”, explica a velejadora, que aproveita para descrever como deve ser a disputa na capital da vela.

“Como não se compete com 50 barcos, muda um pouco o jeito de velejar, você acaba realizando mais manobras e marcação”, comenta Swan.

A dupla firmou a parceria em 2009 e sempre teve os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro como objetivo, por isso chegar com um bom nível de competitividade em Londres-2012 é essencial.

“Desde o início sempre focamos em 2016, mas sempre com aquele sentimento de querer chegar em Londres, muito competitiva e acho que os resultados têm provado isso”, disse Isabel.

Dando sequência ao sonho olímpico, Martine Grael e Isabel Swan, precisam vencer a Semana de Vela Brasileira, que será realizada entre os dias 5 e 13 de fevereiro em Búzios. No caminho das meninas de Niterói, estão Fernanda Oliveira e Ana Barbachan, concorrentes diretas pela vaga e que terminaram o mundial de Perth na 26ª colocação.

Fonte: Jornal O Fluminese

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.