sábado, 21 de janeiro de 2012

Campeonato Brasileiro da Classe Laser marca 50 anos da Usina de Três Marias

Represa de Três Marias, MG.


Mais de 170 velejadores confirmaram presença na competição



Durante as comemorações dos 50 anos da usina hidrelétrica de Três Marias, a cidade do Noroeste de Minas recebe o 38º Campeonato Brasileiro da Classe Laser, modalidade olímpica de vela com apenas um tripulante. Entre os dias 19 e 27 de janeiro, a competição vai reunir mais de 170 velejadores de 13 estados do Brasil.


Nos oito dias de competição, estão programadas dez regatas para cada uma das três classes: Radial (Feminino e Masculino), Standard e 4.7. O Campeonato Brasileiro será a primeira seletiva para os mundiais da International Laser Class Association – ILCA.

Localizada a 275 km de Belo Horizonte, Três Marias é a primeira cidade do interior do Brasil a receber uma competição nacional desse porte. Outro marco inédito é a realização do campeonato no reservatório de uma usina hidrelétrica. O município banhado pelo Rio São Francisco foi escolhido pelas condições ideais para a prática de vela em um dos maiores lagos do País, com 21 bilhões de metros cúbicos de água. Outras três cidades apresentaram suas candidaturas: Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e Salvador (BA).

Segundo Luiz Henrique Michalick, diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Cemig, uma das organizadoras do campeonato, a escolha de Três Marias para a realização da competição é muito gratificante para a empresa. "O Projeto Versol, implantado pela Companhia com o objetivo de formar novos velejadores, foi fundamental para que o lago de Três Marias fosse reconhecido como um local para a prática desse esporte, atraindo o Campeonato Brasileiro", destaca.

Apesar de ser muito difundida nas principais capitais e no litoral brasileiro, ainda é pouco explorada nos reservatórios a prática da vela, incluindo a classe Laser, barco de classe olímpica mais popular no mundo. "Precisamos difundir a vela nessas regiões e renovar nossos talentos. Os lagos também exigem mais técnica do velejador", destaca o secretário nacional da Associação Brasileira de Classe Laser – ABCL, José Carlos Reis. "Temos a oportunidade de realizar um evento para apoiar o crescimento do esporte e criar uma referência para a prática em reservatórios. Além de colocar a região em evidência no circuito turístico nacional", explica Elias Oliveira, secretário de Desenvolvimento Econômico, Esporte e Turismo de Três Marias.

Organizado pela Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig, Prefeitura Municipal de Três Marias e Associação Brasileira da Classe Laser – ABCL, o 38º Campeonato Brasileiro da Classe Laser conta ainda com o patrocínio da Votorantim Metais.

Esportes náuticos - Nos últimos anos, o lago de Três Marias sediou o Campeonato Centro-Oeste da Classe Laser (2008 e 2010) e o Campeonato Mineiro da Classe Laser Standard (2009), além das três edições do Tiro de Canoa, evento com a participação de pescadores de diversas colônias do Rio São Francisco que disputaram o título de remador mais veloz da região. Dentro da programação do 38º Campeonato Brasileiro da Classe Laser, a Cemig realiza nova edição do Tiro de Canoa.

Nesta edição, além da participação de velejadores profissionais, o campeonato também será disputado por três integrantes do Projeto Versol – Vela, Remo, Responsabilidade Socioambiental e Lazer.

Referência no setor elétrico, o Projeto Versol investe na iniciação esportiva, educação ambiental e profissionalizante de jovens, com idade entre 9 e 24 anos, de escolas públicas da região. Idealizado pela Cemig, em parceria com a Prefeitura de Três Marias e o Instituto Rumo Náutico, coordenado pelos irmãos Axel, Lars e Torben Grael, o projeto oferece, há quase dois anos, aulas práticas e teóricas de natação, vela (classes Dingue e Optimist) e remo. Por semestre, são formados cerca de 150 alunos.

Fonte: Revista Náutica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.