sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Projeto Grael abre inscrições para 12 cursos gratuitos na área náutica

Projeto Grael-meio ambiente: Projeto Águas Limpas retira o lixo flutuante da Baía de Guanabara.

Projeto Grael - Aula de vela

Projeto Grael - vlejadoras participam de regata.

Projeto Grael - cursos profissionalizantes/Fibra de Vidro

Oficinas são destinadas a alunos da rede pública. Aulas começam em março

O Projeto Grael (www.projetograel.org.br), em Niterói, está com inscrições abertas para dez cursos – gratuitos – oferecidos pela instituição. Para este ano, a novidade é a inserção da Canoa Havaiana no desenvolvimento esportivo. As aulas começarão dia 5 de março e seguirão o calendário letivo. Os cursos são destinados a crianças a partir de nove anos e jovens de até 24 anos que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio em escola pública. Desde que foi implantado, em 1998, já passaram pelo Projeto Grael mais de 12 mil jovens da rede pública de ensino. Somente no último semestre, cerca de 20 jovens foram inseridos no mercado de trabalho.

O programa de cursos foi desenvolvido para cada faixa etária e é composto por Desenvolvimento Esportivo: natação e vela; Iniciação Profissionalizante: cujo objetivo é preparar os jovens para atuarem na área náutica através dos cursos específicos ministrados no instituto; e Educação Complementar: onde estão inseridos cursos e projetos para ampliação da formação dos alunos, levando em conta ações de preservação do meio ambiente.

Para fazer a matrícula são necessários os seguintes documentos: comprovante de matrícula ou de conclusão do Ensino Médio em escola pública; atestado médico para práticas esportivas; cópia da carteira de identidade e CPF ou certidão de nascimento do aluno; cópia da carteira de identidade e CPF do responsável (para menores de 18 anos).

As inscrições devem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede do Projeto Grael, na Avenida Carlos Ermelindo Marins, 494 – Jurujuba, Niterói/RJ.

Mais informações: (21) 2711-9875 ou secretaria@projetograel.org.br.


Confira os cursos oferecidos pelo Projeto Grael

Desenvolvimento Esportivo – é aqui que os jovens aprendem a velejar pela primeira vez com barcos da categoria de base do esporte. Os cursos oferecidos neste programa são: natação para a vela, Optimist Básico I e II e Optimist Avançado I e II; Dingue Básico I e II e Dingue Avançado I e II; Canoa Havaiana e Estrelas do Mar (que une competição e educação).

Iniciação Profissionalizante: Marcenaria e Carpintaria Náutica, Mecânica para motor a diesel e Mecânica para motor de popa, Fibra de vidro, Eletroeletrônica, Refrigeração e Capotaria.

Educação Complementar: Informática, Biblioteca, Ecopesca e Conhecendo a Baía de Guanabara. Este último, é um curso multidisciplinar e livre, abrangendo História, Geografia, Oceanografia, Biologia, Meteorologia, dentre outras áreas. O aluno pode optar por este curso sem, necessariamente, participar pelas demais oficinas do Projeto Grael.

Saiba mais sobre o Projeto Grael

O Projeto Grael foi criado há 13 anos, por uma iniciativa dos irmãos e velejadores Torben e Lars Grael. Atualmente, Axel Grael, ex-presidente da Feema e também velejador, é o presidente do projeto. Desde a sua fundação, o Projeto Grael, também conhecido como Instituto Rumo Náutico, vem desenvolvendo uma metodologia própria de esporte e educação, que serviu como base para outros programas semelhantes, como o Navega São Paulo, do Governo do Estado de São Paulo e o Projeto Navegar, iniciativa federal desenvolvida em diversas cidades brasileiras. Há dois anos, o município de Três Marias, em Minas Gerais, recebeu a primeira unidade descentralizada do Projeto Grael. Além disso, as cidades de Vitória (ES) e Maricá (RJ) já acolheram núcleos do Projeto.

A iniciativa dos velejadores olímpicos Torben Grael, Lars Grael e Marcelo Ferreira já conquistou reconhecimento internacional com prêmios e chancelas recebidas de instituições, como a Federação Internacional de Vela (Isaf), a Unesco, dentre outras. Mais de 12 mil jovens que passaram pelo Projeto Grael desenvolveram, além da prática da vela e de conhecimento profissionalizante para o mercado náutico, o conceito de cidadania.

Mais informações:
Velassessoria
Mariane Thamsten
(21) 8227-6713

Outras notícias sobre o Projeto Grael aqui no Blog

Um comentário:

  1. Gostaria de saber quando abrirá a inscrição para o curso de Moço Auxiliar de Convés (MAC) ?
    abraços!

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.