domingo, 21 de setembro de 2014

Após crescer 18% nos últimos 4 anos, licenciamento de veículos desacelera em Niterói




Publicado em: 20/09/2014

Os congestionamentos são, há muito tempo, uma das principais reclamações de quem mora em Niterói. E nos últimos anos, a sensação de que o trânsito tem piorado, atinge a maioria dos niteroienses. À medida que a frota de veículos cresce na cidade, alternativas são criadas para amenizar os problemas diários. De acordo com o Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran), o número de veículos no município aumentou 18% nos últimos quatro anos. Como alternativa, a busca pelas motocicletas aumentou 12,75%.

Vias exclusivas para coletivos, ciclofaixas, ciclovias, mergulhão, Transoceânica, túnel Charitas-Cafubá, pistas reversíveis, alternativas estão sendo criadas para resolver o problema da mobilidade urbana. Dados do Detran informam que no ano de 2010, cerca de 233.530 veículos integravam a frota de Niterói. Nesse ano de 2014, os números subiram para 276.551.

"...o número de veículos no município aumentou 18% nos últimos quatro anos. Como alternativa, a busca pelas motocicletas aumentou 12,75%".

“É incrível. Hoje em dia todo lugar que você vai tem engarrafamento. E o momento do dia independe. Um dia desses enfrentei retenções às 23 horas no Centro de Niterói. Um horário que ninguém está voltando ou indo trabalhar. A única explicação é o aumento da frota. A cidade não está aguentando”, disse o professor de Física, Amaury Lobo, de 55 anos.

Para o professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e especialista em nas áreas de mobilidade urbana, sistemas de transportes e sistemas rodoviários, Aurélio Lamare Murta, não há solução mágica para o problema no trânsito, mas sim a necessidade de se investir no transporte público de qualidade.

"...no ano de 2010, cerca de 233.530 veículos integravam a frota de Niterói. Nesse ano de 2014, os números subiram para 276.551".


“As medidas implantadas até o momento não são suficientes. Já que falamos do aumento da frota de carros, o ideal é que seja feita uma ampliação na infraestrutura dos transportes e na mobilidade urbana. Coisas como a expansão ou alargamento de ruas e avenidas, melhor sincronia de sinais, construção de mais recuos de ônibus, entre outros. Porém, acredito que o melhor para Niterói seria um sistema de metrôs. Os veículos leves sobre trilhos (VLTs) também são uma opção interessante”, explica o professor.

Apesar do aumento da frota, os mesmos números apontam para um “congelamento” de veículos na cidade. Comparando os dados de 2013 (268.119 veículos) e 2014 (276.551 veículos), o crescimento foi de apenas 3%.

Fonte: A Tribuna




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.