sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Caravana do Esporte agita o bairro de Santa Bárbara, Niterói




 
 


Caravana do Esporte é um movimento de ação e mobilização social pelo esporte educacional, pelo direito da criança à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer.

Criado em 2005 pela aliança entre o Instituto Esporte e Educação, o Canal de TV ESPN Brasil e o UNICEF, reúne professores, atletas, instituições, organizações esportivas da sociedade civil e se traduz em ação de atendimento a crianças e adolescentes por meio de um evento esportivo educacional, pela formação de professores e educadores locais em Esporte Educacional e pela articulação política para a continuidade local através do envolvimento da comunidade e do poder público na construção de Planos Estratégicos.

Desde 2005, a Caravana já atendeu diretamente 187 mil crianças e adolescentes e 18 mil professores da rede pública de ensino de 75 municípios, em 16 estados brasileiros. Com ações norteadas pelos princípios: inclusão de todos, educação integral, construção coletiva, respeito à diversidade, valorização da cultura local e autonomia.

Os municípios atendidos são indicados pelo Unicef; considerando o baixo IDH – índice de Desenvolvimento Humano e baixo IDI – Índice de Desenvolvimento da Infância. A metodologia é aplicada e coordenada pelo IEE, e a ESPN Brasil transforma as visitas às cidades em documentários jornalístico com duração de 1 hora veiculados mensalmente na grade de programação da ESPN Brasil.

O Projeto Grael e a Caravana do Esporte

O Projeto Grael esteve junto com a Caravana do Esporte desde o início, já tendo participado de diversas edições. Veja, a seguir, fotos da participação da equipe do Projeto Grael em alguns desses eventos:

ITAOBIM, Vale do Jequitinhonha, MG. 2006.

O biólogo Gustavo Borges, da equipe do Projeto Grael, ministra aula de educação ambiental em praia do Rio Jequitinhonha. Foto Axel Grael.

Durante a explicação aos professores de Itaobim, fomos brindados com um belo arco-íris. Foto de Axel Grael.

Marinheiros de primeira viagem. Com a ajuda de professores e alunos do Projeto Grael, jovens de Itaobim navegam pela primeira vez nas águas do Rio Jequitinhonha. Foto Axel Grael 

Alunos de marcenaria do Projeto Grael ensinam voluntários de Itaobim a construir um caiaque de madeira. Foto Axel Grael.


Um trabalho a muitas mãos. Foto de Axel Grael.

Professor Fernando, do Projeto Grael, ensinando professores e voluntários de Itaobim a construir o barco. Foto de Axel Grael.

Equipe de atletas de diversas modalidades que participaram da Caravana do Esporte em Itaobim, MG.  


SALVATERRA e SOURE, Ilha do Marajó, PA. 2006

Ensinando a velejar e a remar em Salvaterra.

Professor Fernando orienta o transporte do caiaque recém construído por professores de Salvaterra para o batismo nas águas do Rio Amazonas, Salvaterra, PA. Foto Axel Grael.

Fomos escoltados por canoístas do Projeto Navega Pará, de Soure, que acompanham a balsa que nos transportou de Salvaterra a Soure. Foto Axel Grael.

Com a criançada do Projeto Navega Pará de Soure.

Cantando o hino nacional. Soure, Pará. Foto de Axel Grael.
 
Fiquei baixinho! Com a pivô, Marta, do basquete feminino, que participou da equipe de atletas da Caravana do Esporte em Salvaterra.


PEIXE, Rio Tocantins, TO. 2011. Lars Grael representou o Projeto Grael.

Lars Grael e a garotada de Peixe.

Lars Grael e a atleta Ida, do Vôlei.

Lars Grael ensina a remar.

Lars Grael e Ida remam no Rio Tocantins.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.