domingo, 9 de novembro de 2014

Operação verão tem início neste domingo em Niterói


Na entrada da praia de Itaipu, viaturas da Guarda Civil Municipal e da Guarda Ambiental foram alocadas para orientar os banhistas. Foto: Colaboração/Cícero Borges

Cicero Borges

Apesar do tempo nublado e do baixo movimento de banhistas nas praias de Niterói, a operação foi bem vista pelos comerciantes e moradores da Região Oceânica

A Operação Verão da Prefeitura de Niterói, em conjunto com a Secretaria de Ordem Pública (Seop), teve início neste domingo, 9, na Praia de Itaipu, Região Oceânica da cidade. Apesar do tempo nublado e do baixo movimento dos banhistas, a operação foi bem vista por comerciantes e moradores da região. A ação será permanente durante todo o verão e contará com quatro quadriciclos, 75 agentes, além do reforço de 22 novos recrutas da Polícia Militar nas praias do Gragoatá, Charitas, São Francisco, Icaraí, Boa Viagem, Praia das Flexas, Adão e Eva e Jurujuba. Na Região Oceânica, as ações acontecerão em Piratininga, Praia do Sossego, Camboinhas, Itacoatiara e Itaipu.

Com comércio na praia há 31 anos, Jorge Bellas, que também é presidente da Associação dos Comerciantes e Moradores de Itaipu, considera a iniciativa um grande avanço para o ordenamento da praia.

“A Prefeitura chega e coloca mais ordem aqui. Era uma bagunça e não tinha controle. Os ônibus paravam em qualquer lugar e atrapalhavam a todos que chegavam na praia, além da ação dos flanelinhas, que acabam inibindo as pessoas na hora de estacionar”, conta Jorge.

Na entrada da praia de Itaipu, viaturas da Guarda Civil Municipal e da Guarda Ambiental foram alocadas para orientar os banhistas. Os agentes também recebiam o retorno dos moradores em relação aos problemas da região, como o estacionamento irregular. No local, também foram instaladas placas com orientações de estacionamentos, carga de descarga de veículos e pontos de ônibus.

O secretário de Ordem Pública, Marcus Jardim, diz que a operação será nos finais de semana mas, dependendo da necessidade, também acontecerá durante a semana.

“Este domingo serviu como um teste, um treinamento. A princípio, estaremos atuando durante os finais de semana, pelo maior movimento de pessoas, o que não nos impede de estarmos também durante a semana”, afirma Jardim.

O secretário também fez questão de ressaltar sobre a questão dos “flanelinhas” que atuam na área e acabam se tronando uma reclamação constante de quem frequenta as praias da Região Oceânica. “Meu apelo é para que o turista não dê dinheiro algum a essas pessoas e que não tenham medo. Eles não têm qualquer responsabilidade sobre os veículos. Essas pessoas não são bem-vindas aqui enquanto nós estivermos”, diz.

Além disso, Jardim frisou que o diálogo com moradores da região também é importante para manter a organização das praias. “Todo planejamento é mutável. Vamos manter esse intercâmbio com os moradores para fazermos nosso trabalho ainda melhor”, finaliza.

Fonte: O Fluminense


-----------------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

Praias de Niterói recebem a Operação Verão




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.