segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Governo do Estado do RJ divulga relatórios do PDTU-Plano Diretor de Transporte Urbano



 
Campanha de divulgação do Plano Diretor de Transporte Urbano - PDTU
 
O Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da SECRETARIA DE ESTADO DE TRANSPORTES e da Companhia Estadual de Transportes e Logística – CENTRAL, está realizando a Atualização do Plano Diretor de Transporte Urbano da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (PDTU-RMRJ) e, para a execução deste trabalho, foi contratado o Consórcio HALCROW - SINERGIA – SETEPLA.
 
O Plano foi originalmente elaborado pela SETRANS no período 2003 / 2005 e tem como objetivo subsidiar o Governo do Estado no desenvolvimento das políticas públicas setoriais orientando, não só as ações executivas relativas aos investimentos em infraestrutura viária e sistemas de transporte coletivo como metrô, trens, barcas, terminais de integração etc., como, também, definir modelos operacionais e tarifários que possibilitem otimizar o uso das redes de transporte disponíveis.
 
No momento encontra-se em execução o processo de atualização deste Plano, com o objetivo de avaliar resultados anteriores e elaborar novas propostas no horizonte dos próximos dez anos considerando os relevantes investimentos que estão sendo realizados na Região, com impacto sobre as necessidades de circulação de pessoas e mercadorias, e as demandas relativas aos eventos da Copa do Mundo, em 2014 e Jogos Olímpicos, em 2016.
 
Uma das etapas mais importantes do estudo consiste na realização de pesquisas de origem e destino junto à população, para determinar os padrões de viagens, necessidades e expectativas das pessoas e transportadores. Para isto serão feitas dois tipos de pesquisa: pesquisa domiciliar e pesquisa de interceptação. De forma análoga à adotada pelo Censo do IBGE, as pesquisas domiciliares são realizadas por amostragem de domicílios segundo setores de tráfego compatíveis com os setores censitários de 2010. As pesquisas em pontos de interceptação consistem na abordagem e entrevista rápida de condutores de veículos e passageiros, em locais previamente definidos na via pública, interior de veículos de transporte, postos do Detran e, eventualmente, postos de abastecimento.
 
É de fundamental importância a realização de uma campanha prévia de divulgação da pesquisa e seus objetivos, seguida de um trabalho de manutenção do noticiário na mídia. O entrevistado tem uma natural retração por não saber do que se trata e frequentemente se recusa a responder. Sem a campanha, o pesquisador gasta muito tempo em explicar os objetivos da pesquisa. O desconhecimento sobre a pesquisa, seu objetivo e chancela governamental, faz aparecer o sentimento de receio. Além da campanha de divulgação pública, a equipe de rua deverá apresentar banners explicativos que, juntamente com as camisetas chamativas ajudarão ao entendimento que se trata de uma pesquisa do Governo.
 
A programação as pesquisas deverão ter início no dia 13 de agosto próximo e estender-se por cerca de três meses, garantindo sua execução total num período de oferta e demanda e transportes regular.
 
Obs: Relatórios atualizados em Setembro/2014.
  
RELATÓRIOS TÉCNICOS 
 


Fonte: Secretaria Estadual de Transporte



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.