quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

SEGURANÇA EM NITERÓI - Prefeitura de Niterói vai integrar câmeras de condomínios do Jardim Icaraí ao Cisp





28/01/2016- A Prefeitura de Niterói irá aceitar a sugestão de síndicos do Jardim Icaraí de integrar câmeras de segurança dos condomínios ao sistema de Monitoramento do Cisp (Centro Integrado de Segurança Pública), em Piratininga. É mais uma forma de ampliar a ação de vigilância sobre a cidade, com a união de esforços entre o poder público e a sociedade civil organizada para auxilio às ações da Polícia.

Em visita ao Cisp, os síndicos, representando 60 condomínios, elogiaram a precisão com que a cidade vem sendo monitorada durante 24 horas com as mais de 200 câmeras já instaladas pela Prefeitura em diversos bairros, número que chegará a 600 quando todo o sistema estiver implantado.

O número 153 da Guarda Municipal, integrado ao Cisp, foi apontado pelo grupo como um sistema de resolução rápida. Eles próprios testaram e garantiram que o atendimento a moradores e comerciantes do Jardim Icaraí foi de apenas quatro segundos em todos os casos em que o sistema foi acionado.

A reunião contou com a participação da secretária Executiva do município, Maria Célia Vasconcellos, do subsecretário de Ordem Pública, Ademir Bastos, e do diretor do Cisp, Agdan Fernandes.

O grupo conheceu a sala de operações, equipada com tecnologia de ponta, e foi informado que o Cisp já integra forças de segurança estaduais, federais e municipais, além do Corpo de Bombeiros, da NitTrans e da Defesa Civil. Do total de câmeras, 50 têm alcance de 360 graus, e outras 50, analógicas e inteligentes, capazes de identificar em poucos minutos atitudes suspeitas na rua, momento em que os operadores são acionados para uma tomada rápida de decisão com as forças de segurança.

Para a secretária Executiva, Maria Célia Vasconcellos, é uma nova forma de trabalhar pela cidade.

“Essa maneira de organização do Jardim Icaraí inicia um novo paradigma. Busca outro laço de vizinhança e aproxima o governo dos cidadãos, ampliando e fortalecendo o trabalho do governo. Eles viram a importância do Cisp e nossa seriedade. A união cria uma forma produtiva de trabalho. Vamos autorizar as câmeras desde que estejam direcionadas para fora dos condomínios e obedecendo às privacidades de cada um e aos protocolos”, disse Maria Célia.

O Cisp conta também com 80 botões de alerta, instalados em locais de grande concentração, como terminais rodoviários, barcas, escolas públicas e conjuntos habitacionais do Minha Casa Minha Vida, entre outros.

“Nosso índice de resolução tem sido muito positivo. No caso do 153, geramos até um protocolo para que o reclamante possa acompanhar como está o seu caso .Nossos operadores sempre estão disponíveis, e as ações têm que ser rápidas. O Cisp agrupa uma série de instituições públicas, que cuidam também de trânsito e recebem até denúncias de árvores que ameaçam cair ou lâmpadas com defeito. Isso também é segurança pública e evita criar oportunidades para os meliantes”, explicou Agdan Fernandes.

Síndicos elogiaram tecnologia e eficácia do Cisp 

“Testamos o 153 e vimos que está muito rápido. O atendimento é bom; o pessoal, prestativo; e funciona muito bem. Fiquei muito surpreso com a estrutura montada e agora estou vendo por quê. Graças a essa infraestrutura, os números da criminalidade estão caindo em Niterói, e isso é nítido. Nós síndicos estamos aqui com a ideia de integrar nossas câmeras externas para ajudar o Cisp e nem sabíamos que estavam tão bem equipados. Mas é importante continuar essa união para darmos uma estrutura maior ao sistema. Estamos aqui para colaborar, trabalhar com o Cisp e a Prefeitura. Essa integração com a prefeitura é muito importante para ajudar na segurança da cidade”, disse Guilherme Correa, do Condomínio Maria Callas.

Denis Lopes Souza do condomínio Residencial Quatre, também ficou surpreso com a estrutura do Cisp.

“A união da Prefeitura com os síndicos é importante, pois o cérebro da segurança está no Cisp, que também é um grande avanço para a cidade. Queremos colaborar e aprimorar com o sistema. Com a autorização do prefeito, a integração de nossas câmeras ao Cisp vai aumentar mais ainda nossa segurança e permitir um monitoramento maior da cidade. A sociedade civil tem que cobrar, mas também fazer sua parte. Tivemos uma redução estatística, e o trabalho do Cisp é muito importante, um grande avanço para a segurança pública da cidade”, disse Denis.

Fonte: Prefeitura de Niterói









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.