terça-feira, 19 de janeiro de 2016

TÚNEL DA TRANSOCEÂNICA: sétima detonação em Charitas ocorreu nesta segunda-feira



Foto: Luciana Carneiro
 
18/01/2016 - No começo da tarde de hoje (18/01), a detonação de 50 quilos de explosivos na área do Preventório deu prosseguimento às obras do lado Charitas do túnel que ligará a zona sul da cidade à Região Oceânica, dentro do projeto da TransOceânica. Foi a sétima detonação no bairro desde novembro de 2015, a quarta de 2016. Uma novidade em relação à anterior foi que a área de evacuação foi reduzida em um terço.
 
A próxima detonação em Charitas acontecerá na próxima quarta-feira, dia 20 de janeiro. A partir daí, as detonações serão diárias, sempre às 14h30. No lado do Cafubá, as escavações do túnel chegam, atualmente, a 800 metros de extensão (400 metros em cada um das duas galerias). Lá as implosões ocorrem diariamente, três vezes ao dia.
 
Para realizar a operação de hoje, a Prefeitura de Niterói montou um esquema especial de segurança. Desde as 13h, equipes da Defesa Civil e das áreas de Saúde, Segurança, Trânsito e Assistência Social já se encontravam no local para orientar a retirada dos moradores da comunidade do Preventório, que já estavam previamente avisados de que deveriam deixar suas residências por questões de segurança.
 
Os moradores do Preventório foram retirados de suas casas e orientados pela Defesa Civil a se transferirem para locais seguros. O Corpo de Bombeiros disponibilizou as instalações do quartel de Charitas para acomodar os moradores com lanche e atividades infantis durante o período em que as equipes técnicas e de engenharia realizavam a detonação.
 
A NitTrans atuou na orientação do trânsito nas ruas próximas, contando com o apoio da Coordenadoria de Trânsito da Guarda Municipal. Agentes da Secretaria de Saúde, ambulâncias da Samu e do Corpo de Bombeiros ficaram de prontidão para qualquer eventualidade.
 
No início da tarde, os engenheiros trabalharam na colocação subterrânea dos explosivos. Ao todo, foram utilizados 50 quilos de explosivos. Foi instalada uma manta de proteção para que não ocorresse escapamento, e ninguém se ferisse. Tudo aconteceu dentro da normalidade, sem imprevistos.
 
Às 14h, a Defesa Civil acionou o primeiro alarme para que os moradores que ainda estivessem em casa tivessem tempo de sair. Às 14h15, outra sirene foi acionada e, às 14h30, a detonação ocorreu dentro do previsto.
 
Após a explosão, que durou poucos segundos, a equipe de segurança fez uma nova varredura para identificar possíveis riscos e constatou que tudo estava dentro da normalidade. Foi tocada a quarta sirene e, aos poucos, os moradores iniciaram o caminho de volta para suas casas.
 
Obra mais importante dos últimos 40 anos em Niterói, a TransOceânica terá 9,3 quilômetros de extensão e beneficiará cerca de 80 mil pessoas por dia. Na primeira detonação do túnel pelo lado de Charitas, o prefeito anunciou que as galerias do túnel terão os nomes do historiador e jornalista Luís Antônio Pimentel, que morreu em 2015, e do ex-prefeito João Sampaio, falecido em 2011.
 


--------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

TRANSOCEÂNICA: Prefeitura inicia a escavação de túnel do lado de Charitas
TRANSOCEÂNICA - Prefeitura realiza primeiro teste no corredor do BHLS
TRANSOCEÂNICA - Vistoria às obras do novo sistema viário da Estrada Francisco da Cruz Nunes, no Trecho 8
TRANSOCEÂNICA - Acompanhei o prefeito Rodrigo Neves em visita às obras do Túnel Charitas-Cafubá
TRANSOCEÂNICA: Previsão de começo da escavação do túnel do lado de Charitas ainda este mês
TRANSOCEÂNICA - Nova frente de trabalho no túnel vai acelerar a obra
TransOceânica: começa a perfuração do túnel Charitas-Cafubá
TRANSOCEÂNICA - Começam as obras do túnel Charitas-Cafubá em Niterói
TRANSOCEÂNICA - COMEÇA A ESCAVAÇÃO DO TÚNEL CHARITAS-CAFUBÁ





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.