quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Crianças da rede municipal de ensino abraçam causa ambiental no Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias





13/09/2016 - Se é desde pequeno que se aprende, a Prefeitura aposta nas crianças e jovens da rede municipal de ensino para conquistar um futuro mais ecológico e sustentável para Niterói. É sob esse foco que os estudantes irão participar, a partir das 8 horas do próximo sábado (17/09), do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (Clean Up The World). Na última edição do evento, em 2015, foram coletadas cerca de 5 toneladas de resíduos das bacias niteroienses – ainda no ano passado, a quantidade de lixo retirada em rios, canais e galerias pluviais do município chegou perto de 6 toneladas, o equivalente a uma piscina olímpica e meia.

O evento, organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS), com apoio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) e da Fundação Municipal de Educação (FME), além de outras pastas, chega à 19ª edição com ações previstas nos seguintes locais: Rio do Jacaré, em um córrego do Parque da Cidade, e nas praias de Itaipu, Piratininga, Prainha de Piratininga, Itacoatiara, Icaraí e São Francisco.

Nesta temporada, entretanto, a mobilização de professores e alunos alcançou níveis inéditos. Segundo o Núcleo de Ações Integradas (NAI) e a SMARHS, oito unidades da rede municipal estão confirmadas no Clean Up The World – além de três escolas da rede estadual, outras duas privadas e uma universidade.

“Precisamos destacar a importância da participação das escolas, professores e alunos neste grande projeto, que tem como incentivo promover atitudes sustentáveis, preservar o meio ambiente e fortalecer a formação de uma consciência ambiental. Sabendo, também, que as crianças são grandes multiplicadores desses valores junto a seus familiares e amigos”, frisou a secretária de Educação, Flávia Monteiro de Barros.

Outra novidade este ano é que os trabalhos educativos por uma sociedade sustentável entram em cena já na sexta-feira (16), das 9h às 12 horas, com a participação de alunos do 3° ano do ensino fundamental da E.M. Paulo de Almeida Campos. O professor Carlos Eugênio Latgé (NAI/FME) e integrantes do Projeto UÇÁ, do Instituto Guardiões do Mar, promoverão uma aula a céu aberto, na Praia de Icaraí, na altura da Rua Lopes Trovão, de mobilizando os alunos sobre o impacto ambiental provocado pela falta de cuidado com a destinação dada ao lixo produzido. O evento UÇÁ vai à praia prevê ainda uma aula de biologia marinha, com destaque para o reconhecimento, pelos alunos, da Baía de Guanabara e sua diversidade.

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias tem como objetivo chamar a atenção da importância de preservação do meio ambiente e de boas práticas ambientais. Estão previstas atividades que contarão com o apoio da Prefeitura, incluindo limpeza em areia, restingas e no fundo do mar, com apoio da comunidade de pescadores artesanais da Reserva Extrativista Marinha de Itaipu (RESEX Itaipu) e do Governo do Estado. Após as ações, a Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN) irá recolher todo o material coletado.

"Trata-se de uma ação educativa local, mas conectada globalmente com mais de 35 milhões de pessoas ao redor do mundo, é uma data importante para percebermos que devemos reduzir o modelo de consumo para consequentemente diminuir o descarte irregular, assim como estimular a destinação adequada de resíduos, evitando que chegue aos córregos, rios e por fim os oceanos com a finalidade de preservar o meio ambiente para alcançar o desenvolvimento sustentável”, destacou o subsecretário de Sustentabilidade da SMARHS, Gabriel Cunha.

Os voluntários interessados em participar podem entrar na página da SMARHS, por meio do link (http://www.smarhs.niteroi.rj.gov.br/cleanup-day-2016) , respondendo, em seguida, a um questionário para selecionar a praia que deseja atuar. Os inscritos receberão, inclusive, um kit com materiais de limpeza no dia da atividade. Quem quiser organizar grupos para participar da limpeza deve enviar um e-mail as com a quantidade de pessoas e a praia em que desejam atuar para inscricao.smarhs@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .

Toneladas de lixo recolhidas pela Clin

O equivalente a uma piscina olímpica e meia. Esse é o quantitativo recolhido de lixo e demais materiais dos canais, rios, galerias de águas pluviais, entre outros, pelos caminhões Vac All da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser). Com três caminhões realizando serviços diariamente, são retirados cerca de 490 metros cúbicos de detritos mensais, que, em um ano, acumulam 5.880 m³ ou 5,88 toneladas. Os lixos em rios e canais são, muitas das vezes, os vilões das chuvas da cidade.

Além de objetos pequenos, que já colaboram com a obstrução dos rios, canais, galerias, entre outros, outros itens não convencionais já foram removidos pelas equipes da Subsecretaria de Rios e Canais da Seconser.

Pensando em uma ação de conscientização para a população, a Clin promove com frequência campanhas de distribuição de folhetos alertando dos riscos de jogar lixo nas calçadas da cidade. "Campanhas educativas no município são importantes para conscientizar a população de que cada um é responsável pelo lixo que produz e também mostrar os danos ao meio ambiente que um simples papel de bala jogado fora do lugar pode causar", explicou o presidente da Clin, Antonio Carlos Lourosa, prosseguindo,

“Realizamos serviços de limpeza de bocas de lobo, coletores, poços de visita, galerias de águas pluviais, estações de tratamento de esgoto, remoção de detritos, lodo, lama, fossas, canais e outros”, finalizou.

SERVIÇO
Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias 2016 (Clean Up The World)
Dia 17/09 - das 8h às 12h
Inscrições: http://www.smarhs.niteroi.rj.gov.br/cleanup-day-2016

Pontos de encontro:
Praia de Itaipu - Em frente à colônia de pescadores.
Praia de Piratininga - Início da praia, em frente à praça do antigo toboágua.
Prainha de Piratininga- Lado esquerdo da praia.
Praia de Itacoatiara - Em frente à descida do terceiro quiosque do lado esquerdo.
Praia de Icaraí - Em frente ao Clube Central, na praia.
Praia de São Francisco - Ao lado do Skate Park.
Córrego Parque da Cidade- Ao lado da entrada do túnel e da AABB, no Cafubá.
Rio Jacaré - Em frente ao Supermercado Real, do outro lado da rua.

Fonte: Prefeitura de Niterói







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.