quarta-feira, 28 de setembro de 2016

NITERÓI CIDADE INTELIGENTE - Sistema de sinais inteligentes já em funcionamento em Niterói




Fotos Axel Grael




Equipamentos já estão instalados no Centro e no Largo da Batalha

28/09/2016 - O sistema de sinais inteligentes em Niterói já começou a funcionar no Largo da Batalha e no cruzamento da Avenida Jansen de Melo com a Rua Marechal Deodoro, no Centro. Nesta quarta-feira (28/9), na presença do vice-prefeito Axel Grael, foi feita uma demonstração de como funciona esse sistema no local onde foi implantado o CCO (Centro de Controle Operacional de Mobilidade), na sede do Cisp (Centro Integrado de Segurança Pública), na Região Oceânica.

No teste, foram observadas situações em que havia necessidade de se aumentar ou diminuir o tempo do sinal verde ou do vermelho.

Até o exato momento, já foram instalados quatro dos 190 controladores de tráfego, sendo um no cruzamento na Jansen de Melo e outros três no Largo da Batalha. Em relação às câmeras de loop virtual, que transferem informações para o controlador tomar as decisões de diminuir ou aumentar o tempo dos sinais, também serão 190 e já há três instaladas no Centro e dez no Largo da Batalha.

Essas câmeras, além de ter a capacidade de observar a presença ou a ausência de veículos em um determinado cruzamento, podem também fazer a contagem de veículos, a classificação deles, medir a velocidade média, entre outras coisas.

Os controladores de tráfego serão instalados em dez áreas de maior movimento na cidade: Icaraí, Fonseca, Centro, Santa Rosa, São Francisco/Charitas, Largo da Batalha, Orla (Icaraí, Ingá e Centro), Barreto, Engenho do Mato e Região Oceânica.

O próximo passo do CCO será a implantação de painéis informativos fixos. Ao todo, serão dez espalhados pela cidade. Haverá também quatro painéis móveis, sendo que dois já estão de posse da Prefeitura.

O vice-prefeito Axel Grael destacou a importância do sistema para a cidade.

"Esse sistema foi adquirido com recursos do BID. Estamos com o ritmo de implantação andando, foi feito o primeiro teste, as primeiras unidades já estão na rua. Vimos que a tecnologia é apropriada. Niterói está caminhando para se posicionar como uma referência em cidade inteligente, agregando a tecnologia para melhorar o cotidiano. O trânsito, junto com a segurança e a saúde, está entre as principais preocupações dos moradores de Niterói. E estamos tratando deste tema com prioridade, por isso a aposta neste sistema. Essa tecnologia vai permitir maior fluidez do trânsito, evitar engarrafamentos e reduzir a velocidade, trazendo mais segurança às ruas. Facilitará também a integração dos modais. O programa dentro de uma visão mais genérica de soluções de mobilidade, com certeza, coloca Niterói como referência no contexto da Região Metropolitana e vai influenciar outras cidades a fazer a mesma coisa", salientou.

Leonardo Mattos, gerente de projetos da ENGIE, empresa responsável pelo desenvolvimento, implantação e operação do sistema, falou sobre como funcionarão os equipamentos.

"Teremos câmeras capazes de entender o trânsito e informar ao controlador para ele tomar decisões e diminuir ou aumentar o tempo de verde, vermelho, de acordo com que as câmeras estão observando em tempo real. Hoje, fizemos uma demonstração dos quatro controladores que foram instalados. Mostramos como eles trabalham, como buscam as informações e evidenciam as adaptações do tráfego em tempo real", declarou.

O CCO da Mobilidade tem investimento de R$ 19,1 milhões, por meio de convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), dentro do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social de Niterói.

Fonte: Prefeitura de Niterói






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.