domingo, 4 de setembro de 2016

PROJETO GRAEL: Nova parceria para despoluir a Baía



Em ato simbólico, voluntários participantes de mutirões retiram o lixo das areias das praias e do mar da baía. Foto: Arquivo / Evelen Gouvêa


David Tavares

Projeto Grael e entidade global ‘Parley for the Oceans’ se aliam em ações de conscientização

Depois do encerramento dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e de todo o sucesso dos atletas, em especial com a medalha de ouro de Martine Grael e Kahena Kunze na vela, classe 49erFX, a discussão quanto a despoluição da Baía de Guanabara volta à mesa de debates. O lixo ainda despejado nas águas que têm sido palco de tantos momentos históricos é motivo de tristeza.

Por isso, buscando cada dia mais a conscientização da população e órgãos públicos, o Projeto Grael, organização social criada pelos velejadores olímpicos Torben e Lars Grael, em Niterói, fechou uma parceria com Parley for the Oceans, entidade global voltada à batalha por conscientização e recuperação de águas, usando o esporte como uma das ferramentas de intervenção.

De acorco com Lars, o obetivo da parceria é ter mais força para atingir os locais mais diversos, e tentar colocar na mente das pessoas o quanto é prejudicial o despejo de lixo no mar.

“A parceria é muito boa para Niterói e para o projeto, e principalmente para a coscientização da população.Queremos multiplicar esse pensamento. O Projeto Grael trabalha com a inclusão social desde 96 e a educação ambiental sempre foi uma das nossas principais pautas, sempre utilizando a vela como norte. E nossa luta é pela Baía de Guanabara, que sofre demais. A proximação surgiu após a Parley, que luta pela recuperação de águas, em especial contra o plástico flutuante, procurar o projeto por intermédio da Adidas. Chegaram e tem tudo a ver conosco, é algo lógico”, explicou Lars.

A Parley Ocean School se une a grandes instituições e empresas que possam ajudar a acabar com o lixo dos oceanos. No Brasil, o Projeto Grael será o principal representante da organização no país. Ainda segundo Lars, além de todo o trabalho, o ouro conquistado nos Jogos Rio 2016 por Martine e Kahena terá impacto positivo nas pessoas.

“Não tenho dúvidas que isso impulsiona e ajuda na divulgação. Mas a Parley buscou o Projeto e isso traz credibilidade. Temos uma responsabilidade grande nas mãos e procuramos lidar bem com isso. Temos encontros para limpeza da Baía e isso precisa ser multiplicado”, completa.

Segundo o governo, desde 2007 foram investidos R$ 2,5 bilhões na construção, ampliação ou ativação de estações de tratamento de esgoto (ETEs) e atualmente são sete em funcionamento: Penha, Alegria, São Gonçalo, Pavuna, Sarapuí, Ilha do Governador e Icaraí. A Baía de Guanabara tem 380 quilômetros quadrados de área e banha 15 municípios, envolvendo um total de cerca de 10 milhões de habitantes.

Fonte: O Fluminense


-------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM;

Lars Grael anuncia programa educacional sobre o lixo em parceria do Projeto Grael com a Parley Ocean School e com patrocício da Adidas
Projeto Grael divulga relatório para contribuir para a solução do lixo flutuante na Baía de Guanabara
PROJETO GRAEL, PARLEY FOR THE OCEANS E ADIDAS lançam programa educativo sobre lixo marinho
PARLEY OCEAN SCHOOL, PROJETO GRAEL E ADIDAS lançam programa educacional sobre o lixo marinho
BAÍA DE GUANABARA - "THE DISCARDED": Filme lançado ontem em Niterói aborda poluição e outros desafios da baía

Sobre o Projeto Grael

BOM DIA RJ NO PROJETO GRAEL: Barco-laboratório que dá volta ao mundo chega em Niterói para parceria com o Projeto Grael
PROJETO GRAEL RECEBE BARCO SUSTENTÁVEL: Nômades do ambiente ancoram em Niterói
Embarcaçao francesa que divulga técnicas sustentáveis chega a Niterói para parceria com o Projeto Grael
NBC News publica reportagem sobre a contribuição do Projeto Grael para a despoluição da Baía de Guanabara
REPORTAGEM DA BBC SOBRE LARS GRAEL E O PROJETO GRAEL
CRIANÇA ESPERANÇA: Matéria sobre o PROJETO GRAEL encerrou o JORNAL NACIONAL de hoje
CRIANÇA ESPERANÇA: Projeto Grael, em Niterói (RJ), ensina jovens e crianças a velejarem
CRIANÇA ESPERANÇA: Assista ao vídeo sobre o PROJETO GRAEL veiculado no JORNAL DA GLOBO de ontem
REDE GLOBO MOSTROU O PROJETO GRAEL AO VIVO NA PROGRAMAÇÃO DO CRIANÇA ESPERANÇA
PROJETO GRAEL NA GLOBO: História de sucesso de integrante do Projeto Grael será contada em quadro do Criança Esperança

Sobre a família Schmidt Grael

MARTINE E KAHENA VISITAM O PROJETO GRAEL: Troca de experiências por bons ventos na vela nacional
MATÉRIA PUBLICADA NA ESPANHA: "Familia Grael, una estela nacida hace más de un siglo"
PROJETO GRAEL REPERCUTE NA ESPANHA: "Los otros Juegos: un medallista olímpico de vela ayuda a miles de niños desfavorecidos"
Órgão máximo da vela mundial destaca a tradição da família Grael: "Grael Family Sailing Dynasty"







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.