segunda-feira, 24 de abril de 2017

ENTREVISTA COM O PREFEITO RODRIGO NEVES SOBRE AS PRÓXIMAS ENTREGAS E PRIORIDADES



Prefeito Rodrigo Neves fala dos planos da Prefeitura para dar continuidade à agenda positiva da cidade, mesmo em momento de crise.


De bem com a vida e com a crise

Wellington Serrano

O prefeito Rodrigo Neves (PV), em entrevista exclusiva para A TRIBUNA, disse que segue animado para seu segundo mandato e colocou seu secretariado para trabalhar, visando as metas deste ano. O chefe do Executivo niteroiense afirma que a inauguração do túnel Charitas-Cafubá vai dar uma estatura e uma dimensão maior a Niterói e diz que está preparando a cidade para isso. “Nenhuma outra cidade, tirando o Rio, tem uma obra deste tipo e desta complexidade. A maior obra na história da cidade, que muda a dinâmica do desenvolvimento de Niterói”, afirmou Neves.

CULTURA

A regulamentação da Lei de Incentivo à Cultura, cujo objetivo é estimular as empresas sediadas em Niterói é outra meta do prefeito verde que pretende apoiar os projetos dos produtores culturais da cidade, inclusive com incentivo fiscal do ISS. A municipalização do Palácio e do Museu do Ingá e a Biblioteca Estadual, em função do problema que o estado tem hoje com esse equipamento, está nos planos do prefeito. “A municipalização do Palácio do Ingá valoriza o patrimônio histórico e resgata uma história importante porque Niterói durante muitas décadas foi a capital do Estado do Rio de Janeiro e o Palácio do Ingá tem esse simbolismo de referência de Niterói no estado”, explicou.

Segundo Rodrigo a ideia é utilizar o museu no trabalho de resgate da coleção do Banerj, sobretudo de artes modernas. “Nós já temos arte contemporânea que está no Museu de Artes Contemporânea (MAC), já temos o paisagismo no Antônio Parreiras, arte popular no Janete Costa, agora estamos estruturando o projeto dentro da arte moderna, porque o acervo tem uma quantidade importante de Candido Portinari, quem sabe trazer alguma coisa de Tarcila do Amaral e elevar o museu como referência histórica e também de artes modernas’, revelou.

Rodrigo disse que o Palácio será utilizado em solenidades, reuniões com o secretariado e por algumas secretarias, pois disse que gasta R$ 40 mil com alugueis para instalar as secretarias. “O custo de manutenção do palácio é esse valor, então vamos gastar menos e ganhar o palácio. Nenhuma outra prefeitura tem essa estrutura para eventos, vamos aproveitar”, disse o prefeito, que encerrou suas metas na cultura, avisando que vai fazer adequações no MAC e no Teatro Municipal. “As obras de Niemeyer são belíssimas, mas a funcionalidade delas exige um conjunto de investimentos para estar em funcionamento”, explicou.

EDUCAÇÃO

Na educação, Rodrigo disse que para 2017 esperar concluir em 80% das obras da Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) do Preventório e do Engenho do Mato e disse, sem revelar o local, que pretende construir mais duas unidades municipais de educação.

LAZER
Sobre o lazer do niteroiense, o prefeito disse que vai reinaugurar o Parque das Águas em mais uma antiga área pública degradada, no Centro.

“Recuperamos a área com um investimento importante, vamos ter ali um parque sensorial para o deficiente visual, um centro de educação ambiental com a história de Niterói, acesso para idoso e deficientes, com elevador panorâmico, onde as pessoas vão poder ver todo o Centro da cidade, com destaque na função do uso correto da água porque ali tem o primeiro reservatório de água de Niterói, que foi construído no início do século passado. Serão investidos cinco milhões de reais, captados, via empréstimo, junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)”, falou Neves.

OBRAS

Além de anunciar o lançamento do edital para dar início às obras de revitalização da Praça Arariboia e dos calçadões de Charitas e Piratiniga, o prefeito anunciou obras importantes na Região Oceânica na ordem de R$ 35 milhões que, segundo ele, deixará um legado importante.

“Começamos agora no próximo dia 15 de maio com as obras de infraestrutura no bairro Santo Antônio. Da mesma forma que fizemos no Fazendinha, no Cafubá e Engenho do Mato, nós vamos botar drenagem, macrodrenagem, para resolver um problema de mais de 40 anos”, explicou.

Neves disse que está levando esperança para a população da Região Oceânica. “Tive quase 65% dos votos nesta região. Meus maiores percentuais na campanha estão na RO. As pessoas votaram confiando pelo que eu já havia feito em Piratininga, no Bairro Peixoto. Anunciei isso para os moradores do Santo Antônio e alguns choraram”, realçou Neves.

O prefeito disse ainda que vai inaugurar o Centro de Proteção dos Animais Domésticos. “É o primeiro projeto deste tipo no estado”, revelou.

Na saúde o prefeito anunciou o início das obras da Policlínica de Itaipu e a implantação do prontuário eletrônico em pelo menos seis unidades da atenção básica de saúde no sentido de melhorar agilidade do atendimento. Haverá a inauguração do Centro de Atendimento ao Turista no Campo de São Bento. “Junto ao Horto do Fonseca é o principal parque da cidade, reúne muitos visitantes e tem os calendários de atividades da cidade, como museu e a fortaleza”. Na carteira de projetos para 2020, o prefeito disse que vai instalar banheiros públicos nas praias, como parte do Projeto Orla. “Vamos apresentar esse projeto detalhado no início de junho”, afirmou.

MOEDA ARARIBOIA

Segundo ele, as comunidades do Morro do Estado e na Vila Ipiranga vão ganhar um projeto-piloto de um programa social chamado Moeda Arariboia, que vai apoiar o desenvolvimento local apoiando as famílias mais remotas. A construção de mais mil casas populares no Baldeador, no Caramujo e na região da Ititioca também estão no plano do prefeito, que realiza as obras de recuperação do Cemitério do Maruí, degradado há muitos anos.

NAVE DO CONHECIMENTO

Rodrigo disse que o bairro da Engenhoca vai ganhar um presentão no próximo aniversário de Niterói. “Vamos inaugurar, com cursos profissionalizantes, a Nave do Conhecimento, que vai requalificar completamente o bairro da Engenhoca, com um empreendimento futurístico”, comemorou o prefeito ao afirmar que vai fazer ainda um boulevard no bairro São Jorge.

Com o objetivo de evitar tragédias, Rodrigo disse que vai realizar mais oito obras grandes de contenção de encosta. “Captei recursos do governo federal em 2014, os recursos entraram e vamos fazer”, disse ele ao anunciar obras em ruas do bairro Maravista.

Fonte: A Tribuna














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.