sexta-feira, 28 de julho de 2017

Ação cultural marcará início da obra de revitalização do trecho do Rio Icaraí localizado no Campo de São Bento



Será instalado um dispositivo que intercepta o esgoto lançado irregularmente. Foto: Luciana Carneiro/Prefeitura de Niterói.



27/07/2017 – A Prefeitura de Niterói e a concessionária Aguas de Niterói promovem, no próximo sábado (29/07), a partir das 9h, uma oficina de grafite nos tapumes que ficarão instalados no local da obra de revitalização do Rio Icaraí. Cerca de 20 crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Lisaura Ruas, entre 7 e 17 anos, retratarão desenhos sobre a importância do meio ambiente. A atividade artística será coordenada por dois grafiteiros da cidade.

“O objetivo dessa ação para marcar o início da obra da revitalização do Rio Icaraí, no trecho que corta o Campo de São Bento, é mostrar à população de Niterói a importância dessa iniciativa para a cidade, garantindo que não haverá retirada de árvores e danos ao ecossistema”, esclarece o superintendente da Águas de Niterói, Nelson Gomes.

"...é importante ressaltar que a fiscalização para identificação e regularização das contribuições irregulares de esgoto no sistema de águas pluviais continuarão sendo realizadas através do Projeto Se Liga"


Para a revitalização do Rio Icaraí, no trecho localizado no Campo de São Bento, será instalado no canal um dispositivo hidráulico, chamado Tomada de Tempo Seco (TTS), que intercepta o esgoto lançado de forma irregular nas galerias de águas pluviais, evitando o despejo sem tratamento no meio ambiente.

“Com a Tomada de Tempo Seco teremos uma melhoria na qualidade do ar do parque. Além disso, dentro do Campo o rio passa em ambiente aberto, mas em boa parte do seu curso ele é canalizado. Com a diminuição do fluxo de água no parque vamos concretar o fundo do canal, o que vai ajudar muito na hora da manutenção”, comenta a secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa.

A operação desse sistema será realizada remotamente, por meio do Centro de Controle Operacional de Esgoto da Águas de Niterói, que fica na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Icaraí. Além disso, técnicos da concessionária acompanharão diariamente o funcionamento desse dispositivo no local. Vale ressaltar que o sistema de TTS também foi projetado para ser enterrado, não precisando retirar árvore do local e nem causando danos ao ecossistema.

“Independentemente da implantação desse sistema no Campo de São Bento, é importante ressaltar que a fiscalização para identificação e regularização das contribuições irregulares de esgoto no sistema de águas pluviais continuarão sendo realizadas através do Projeto Se Liga, que é uma parceria da Águas de Niterói com a Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS)”, conclui Nelson Gomes.


Fonte: Prefeitura de Niterói










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.