quinta-feira, 6 de julho de 2017

SEGURANÇA: Niterói ganha projeto de policiamento






Iniciativa seguirá modelo implantado em bairros do Rio de Janeiro, como Centro, Lagoa e Méier

A Prefeitura de Niterói anunciou nesta quarta-feira (5) uma nova iniciativa na área da segurança pública municipal: o Niterói Mais Segura. O programa seguirá o modelo implantado com sucesso em bairros como Centro, Lagoa e o Méier, todos no Rio de Janeiro. O prefeito Rodrigo Neves ressaltou que, apesar de ser uma atribuição do Governo do Estado, o Município não poupa esforços para auxiliar no combate à violência.

“Este programa integra o conjunto de ações em apoio às forças policiais diante do agravamento do problema da segurança pública no Estado do Rio. O projeto é inspirado em experiências bem-sucedidas como o Centro Presente, uma parceria na capital entre o Estado e a Fecomércio. Em Niterói, o programa será desenvolvido inicialmente no Centro e Icaraí em parceria com instituições do comércio da cidade, como a Câmara de Diretores Lojistas (CDL), Sindilojas e Associação Comercial de Niterói”, disse.

A implantação do Niterói Mais Segura vai permitir a presença de mais 200 policiais por dia atuando já a partir de agosto. Ele adianta que os recursos destinados ao programa se referem ao funcionamento dessa atividade por um período de um ano. O objetivo, no entanto, é ampliar o projeto no futuro.

O secretário executivo do Gabinete Municipal de Gestão de Segurança, coronel Paulo Henrique de Moraes, será o coordenador do programa que terá, além de policiais militares, ex-soldados do Exército em ações de policiamento ostensivo.

“Vamos trabalhar basicamente a pé com os policiais, com o apoio de algumas patrulhas, em áreas predeterminadas. Nosso foco principal será o combate aos roubos a transeuntes em áreas de grande movimentação de pessoas, como regiões de comércio, rodoviárias etc.”, explicou.

O patrulhamento será feito por grupos de três homens, dois deles policiais militares armados, com apoio de um ex-militar do Exército, que filmará todas as ações de abordagem. Paulo Henrique explicou que todo o gerenciamento será feito pela prefeitura em parceria com a Polícia Militar com suporte logístico das entidades comerciais associadas, cabendo à prefeitura o pagamento dos agentes. Ele ressaltou, ainda, que a implementação do Niterói Mais Segura nos bairros possibilita a liberação de efetivos policiais do batalhão para outras regiões.

“O que verificamos no Rio, nas áreas onde o projeto foi implementado é que, a partir do momento em que aloca-se um efetivo numa região, libera-se uma boa parte do efetivo do batalhão para atuar em outras áreas de conflito. Isso é um outro efeito positivo, pois beneficiará toda a cidade”, explica Paulo Henrique.

Iniciativa seguirá modelo implantado em bairros do Rio de Janeiro, como Centro, Lagoa e Méier A Prefeitura de Niterói anunciou nesta quarta-feira (5) uma nova iniciativa na área da segurança pública municipal: o Niterói Mais Segura. O programa seguirá o modelo implantado com sucesso em bairros como Centro, Lagoa e o Méier, todos no Rio de Janeiro.

O prefeito Rodrigo Neves ressaltou que, apesar de ser uma atribuição do Governo do Estado, o Município não poupa esforços para auxiliar no combate à violência. “Este programa integra o conjunto de ações em apoio às forças policiais diante do agravamento do problema da segurança pública no Estado do Rio. O projeto é inspirado em experiências bem-sucedidas como o Centro Presente, uma parceria na capital entre o Estado e a Fecomércio. 

Em Niterói, o programa será desenvolvido inicialmente no Centro e Icaraí em parceria com instituições do comércio da cidade, como a Câmara de Diretores Lojistas (CDL), Sindilojas e Associação Comercial de Niterói”, disse. A implantação do Niterói Mais Segura vai permitir a presença de mais 200 policiais por dia atuando já a partir de agosto. Ele adianta que os recursos destinados ao programa se referem ao funcionamento dessa atividade por um período de um ano. O objetivo, no entanto, é ampliar o projeto no futuro. 

O secretário executivo do Gabinete Municipal de Gestão de Segurança, coronel Paulo Henrique de Moraes, será o coordenador do programa que terá, além de policiais militares, ex-soldados do Exército em ações de policiamento ostensivo. “Vamos trabalhar basicamente a pé com os policiais, com o apoio de algumas patrulhas, em áreas predeterminadas. 

Nosso foco principal será o combate aos roubos a transeuntes em áreas de grande movimentação de pessoas, como regiões de comércio, rodoviárias etc.”, explicou. O patrulhamento será feito por grupos de três homens, dois deles policiais militares armados, com apoio de um ex-militar do Exército, que filmará todas as ações de abordagem. 

Paulo Henrique explicou que todo o gerenciamento será feito pela prefeitura em parceria com a Polícia Militar com suporte logístico das entidades comerciais associadas, cabendo à prefeitura o pagamento dos agentes. Ele ressaltou, ainda, que a implementação do Niterói Mais Segura nos bairros possibilita a liberação de efetivos policiais do batalhão para outras regiões. “O que verificamos no Rio, nas áreas onde o projeto foi implementado é que, a partir do momento em que aloca-se um efetivo numa região, libera-se uma boa parte do efetivo do batalhão para atuar em outras áreas de conflito. Isso é um outro efeito positivo, pois beneficiará toda a cidade”, explica Paulo Henrique.


Fonte: O Fluminense











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.