sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Entenda por que houve recuo do mar em até 50 metros nas praias de SC no fim de semana



Mar também recuou em Florianópolis (Foto: Fernanda Burigo/G1)


Por RBS TV

Conforme o meteorologista Leandro Puchalski, movimento da água somada a um anticlone perto da Argentina e à lua cheia explicam fenômeno.

O recuo do mar em muitas praias do litoral catarinense chamou atenção dos catarinenses no sábado (12) e domingo (13). Em Balneário Rincão, por exemplo, o mar chegou a recuar até 50 metros. Segundo o meteorologista Leandro Puchalski, a movimentação superficial da água somada a um anticiclone e à lua cheia contribuíram para o fenômeno, como mostrou o Jornal do Almoço desta segunda (14).

“Não foi um tsunami, como muitos chegaram a cogitar. Não tem essa possibilidade, até porque seria algo muito rápido, em que o mar recua e avança logo em seguida, e não foi o que aconteceu. Não tem nada a ver com tsunami”, disse Puchalski.


Recuo do mar também foi registrado no Sul do estado (Foto: Reprodução/RBS TV)

Segundo o meteorologista, o fenômeno foi verificado nas praias de Balneário Camboriú, Atalaia, Itajaí, Porto Belo, Imbituba, na Lagoa Santo Antônio, em Laguna e Balneário Rincão. O recuo também foi registrado em Florianópolis.

Soma de fatores

“Trata-se do transporte de Ekman, que ocorre todo dia aqui no Hemisfério Sul e faz a água superficial se mover à esquerda do vento predominante. O vento é nordeste em direção ao mar”, afirmou.

Conforme Puchalski, apesar de ocorrer diariamente, nos últimos dias, o fenômeno contou ainda com um forte anticiclone próximo à Argentina.

“Esse sistema meteorológico tem seus ventos soprando na direção anti-horária. Como a intensidade desse anticiclone foi fora do padrão, ajudou a acentuar o transporte de Ekman, fazendo com que recuo do mar fosse visto em muitas praias”, detalhou.

Além disso, segundo Leandro, a lua cheia dos últimos dias também contribuiu. “Ela também intensificou o momento de maré baixa, mesmo com a forte ressaca que foi intensificada também por este sistema de alta pressão”, disse.

Fonte: G1









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.