quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Edital será lançado para revitalização do Mercado Municipal de Niterói



Projeção da fachada do Mercado Munipal; área total terá 3.662 metros quadrados - Ilustração / Divulgação


O documento será publicado quinta-feira e ficará disponível por 45 dias


NITERÓI - A revitalização do Mercado Municipal Feliciano Sodré, no Centro de Niterói, caminha para ser consolidada. A prefeitura de Niterói lança, esta quinta-feira, às 10h30m, no auditório da Prefeitura de Niterói, o edital de contratação da empresa responsável pela gestão do espaço que será recuperado e transformado em um polo de cultura gastronômica. O documento ficará disponível por 45 dias após a sua publicação, o modelo de gestão escolhido é uma concessão de obra pública, onde o concessionário realiza a obra e se remunera a partir da exploração da atividade desenvolvida no imóvel.

— A Prefeitura de Niterói vem buscando parcerias no setor privado para realizar grandes projetos no município, essa revitalização é mais um exemplo desses esforços. Essa obra será de grande importância para o desenvolvimento social e econômico, gerando empregos e movimentando renda na cidade. O niteroiense ganhará um novo lugar de lazer e cultura, e a cidade terá mais uma atração turística de qualidade — declara a secretária de Planejamento, Modernização da Gestão, Orçamento e Controle Giovanna Victer.

A estimativa da Secretaria Municipal de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle (Seplag) é de que a empresa que realizará as obras e explorará o mercado municipal, seja escolhida no primeiro semestre de 2018. A empresa deverá realizar um investimento em torno de R$ 70 milhões em três anos para a reforma do mercado municipal, sendo R$ 25 milhões no primeiro ano, e poderá gerir o espaço por 25 anos.

A estimativa é que a obra comece em janeiro de 2018 e seja entregue em janeiro de 2019. A área de 3.662 metros quadrados contará com um pavimento principal, um mezanino e um espaço para eventos. Além de um telhado verde. O projeto prevê que o mercado receba delicatessens e restaurantes, quiosques de flores, de artesanatos, alimentos e produtos variados. O número de lojas ainda será definido. A concessionária ficará responsável ainda pela revitalização do quarteirão, que incluirá um centro cultural e um edifício garagem.

HISTÓRIA

O Mercado Municipal Feliciano Sodré foi construído entre 1927 e 1930. Desativado em 1976, o imóvel passou a abrigar o Depósito Público Estadual a partir da década de 1980. Sua infraestrutura compõe o conjunto arquitetônico da Região Portuária de Niterói. O edifício, com traços de Art Decó e da arquitetura neoclássica, localiza-se na Avenida Feliciano Sodré, entre a Rua Presidente Castelo Branco e a Avenida Washington Luiz.

Fonte: O Globo Niterói








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.