sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Estiagem já afeta cerca de 3 milhões de pessoas em todo o estado do Rio



Sem chuva. O Rio Itabapoana, em Campos, praticamente seco: captação de água já caiu 30% no Estado do Rio - Giampaolo Morgado Braga / Agência O Globo



Por Antônio Werneck

Estiagem já afeta cerca de 3 milhões de pessoas em todo o estado do Rio

RIO - Pelo menos três milhões de pessoas já estão sendo de alguma forma afetadas com a falta de chuvas que tem deixado secos rios e nascentes. A longa estiagem provocou a queda da captação de água em cerca de 30% no Estado do Rio. Até ontem, nove municípios já tinham decretado estado de emergência devido à falta de água potável nas torneiras, e outras duas cidades (Itaperuna e São Sebastião do Alto) devem tomar a mesma medida na segunda-feira. No Norte e no Noroeste Fluminense, as regiões mais afetadas, algumas áreas estão com o abastecimento racionado e já falta água para beber em algumas casas. A seca é mais intensa em cidades como Miracema, Itaocara, Laje do Muriaé e São Fidélis.

— A situação aqui em Miracema é muito grave. Eu diria que é crítica. Se não chover nos próximos dias, é difícil prevê o que pode ocorrer. Há vários incêndios provocados pela seca. O fogo está destruindo áreas de preservação ambiental. Falta água nos rios e nas torneiras — disse a médica veterinária Lia Márcia de Paula Bruno, proprietária de uma fazenda no distrito de Paraíso do Tobias.

A Cedae informou que o estado está atravessando um período de estiagem prolongado e a consequente diminuição da vazão dos rios que abastecem municípios do interior do estado.

RECOMENDAÇÃO É ECONOMIZAR

Em nota, a estatal voltou a pedir à população que economize água e lembrou que “está trabalhando para diminuir os impactos da estiagem com manobras operacionais em sua rede de distribuição”. Segundo a Cedae, moradores da Baixada Fluminense também têm sido atingidos devido a variações nos níveis das represas que abastecem áreas de Caxias e Nova Iguaçu, duas das maiores cidade do estado.

— Eu não tenho informações precisas da Região Metropolitana, mas no interior o que chegou ao meu conhecimento é que temos cerca de 20 cidades em situação crítica. Algumas já decretaram estado de emergência, e tenho notícias que mais cidades devem fazer o mesmo, se a situação não melhorar — afirmou Luiz Antônio da Silva Neves, prefeito de Piraí e presidente da Associação Estadual de Municípios do Rio de Janeiro (Aemerj).

A estiagem também provocou a redução da quantidade de água nos rios Guapiaçu e Macacu, em Cachoeiras de Macacu, onde a Cedae faz a captação para o sistema Imunana-Laranjal, que abastece três milhões de pessoas das cidades de Itaboraí, São Gonçalo e Niterói, de parte de Maricá e da Ilha de Paquetá.

— Para nós, é a maior seca dos últimos três anos. Nunca tivemos uma estiagem tão longa. Acompanho a situação desde 1999. Tivemos problemas de abastecimento em 2015, 2016 e agora em 2017. A cada ano, fica mais severa. É preciso uma solução definitiva para resolver a situação — disse Nelson Gomes, superintendente da concessionária Águas de Niterói, que atende os moradores de Niterói.

Gomes disse ainda que, se nada for feito, a cidade poderá enfrentar racionamento de água nos próximos anos:

— Existe previsão de chuva nos próximos dias. Aqui a situação vai melhorar, mas eu estou pensando no futuro, ano que vem. Não podemos descartar medidas como o racionamento, se nada mudar.

O governo do estado tem um projeto para a construção de uma barragem no Rio Guapiaçu, que se arrasta desde a década de 1980. Moradores, produtores rurais e ambientalistas são contrários à obra, que seria feita para abastecer as regiões atendidas pelo sistema Imunana-Laranjal. No fim de 2015, o então secretário estadual do Ambiente, André Correa, havia dito que seria necessário o alagamento de 340 propriedades, afetando cerca 1,5 mil pessoas. Segundo a subsecretária de Segurança Hídrica e Governança das Águas, o projeto está parado e sem previsão de retomada. A obra chegou a ser licitada, mas não saiu do papel.


Fonte: O Globo



---------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.