quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Índia declara emergência por poluição tóxica no ar





Indianos andam em rua de Nova Délhi: poluição atmosférica está muito acima de nível considerado tolerável - DOMINIQUE FAGET / AFP


Capital do país reduz uso de automóveis, proíbe construções e fecha escolas

NOVA DÉLHI — A capital indiana declarou emergência por poluição tóxica esta quinta-feira, após três dias seguidos com piora na qualidade do ar.

A queima de vegetação em áreas rurais ao redor de Nova Délhi, as emissões de escape de veículos e a poeira provocada pela construção civil provocaram a crise da poluição atmosférica, que piora a cada ano.

Segundo uma medição realizada pela embaixada americana, a taxa de material particulado às 10h era 608, quando o nível seguro para este horário é 50. Estas partículas de poluição são 30 vezes mais finas do que o cabelo humano, por isso podem ser inaladas e chegar aos pulmões, causando ataque cardíaco, derrame, câncer de pulmão e doenças respiratórias. Os indianos também registram sintomas como dor de cabeça, tosse e irritação nos olhos.

— Gostaria de assegurar à população de que o governo está fazendo tudo o que é possível para melhorar a qualidade do ar em Nova Délhi — afirmou o ministro do Meio Ambiente, Harsh Vardhan, diante do crescente ceticismo da população diante da suposta inércia do governo.

A cidade reduzirá o uso de automóveis na semana que vem, em uma última tentativa de limpar o ar. Os caminhões foram banidos da capital indiana, a menos que estejam carregando mercadorias essenciais. Todas as construções foram interrompidas e as tarifas de estacionamento quadruplicaram para incentivar a população a usar o transporte público. As escolas também cancelaram aulas esta semana.

Especialistas, no entanto, disseram que estas medidas provavelmente não trarão alívio imediato.

— Há uma nuvem sobre nós que possivelmente só poderá ser limpa com chuva artificial — explica o pneumologista Vivek Nangia.

Fonte: O Globo











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.