domingo, 26 de novembro de 2017

NITERÓI RESILIENTE: Defesa Civil de Niterói realiza simulação de desastre no Morro da Penha



Moradores foram cadastrados e orientados por equipes da Defesa Civil. Foto: Divulgação


Atividade de prevenção orienta moradores e chama a atenção sobre como agir diante de chuvas fortes

A Defesa Civil de Niterói realizou, na manhã deste domingo (26), uma uma simulação de desastre no Morro da Penha, no bairro Ponta da Areia. A ação foi desenvolvida para tornar os moradores do local mais resilientes e orientados sobre como proceder em caso de necessidade, diante de chuvas fortes.

Às 10h, a sirene instalada na comunidade tocou para alertar os moradores a saírem de suas casas e seguirem rotas seguras, orientadas por agentes e voluntários do Núcleo de Defesa Civil na Comunidade (Nudec), por profissionais do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e da Secretaria Municipal de Assistência Social, além da Defesa Civil estadual.

“Estamos nos aproximando do período de chuvas fortes e Niterói conta hoje com um grande aparato para evitar e prevenir desastres de origem natural. Além da tecnologia, temos equipamentos voltados para o monitoramento meteorológico. Nossas equipes e o voluntariado também vêm atuando com mobilizações nas comunidades localizadas em áreas de risco, realizando ações preventivas“, explica o coronel Walace Medeiros, subsecretário de Defesa Civil.

O simulado consiste na fase final de um longo processo de prevenção e preparação, que se iniciou com a instalação do sistema de sirenes, seguido de mapeamento de risco daquela localidade, além da formação de um núcleo comunitário de Defesa Civil formado por voluntários que receberam capacitação para atuar em situações preventivas e durante a emergência.

Karine Smis é moradora do Morro da Penha há 32 anos e ressaltou que a simulação é de extrema importância.

“Nossa comunidade está instalada praticamente numa área rochosa mas, diante das chuvas fortes que costumam acontecer, é muito importante a comunidade ter esse treinamento, pois em casos de necessidade todos saberão o que fazer, a quem procurar e de que forma, evitando danos maiores “, disse a moradora.

Fonte: O Fluminense









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.