sábado, 25 de novembro de 2017

Parque Estadual da Serra da Tiririca celebra seus 26 anos



COMENTÁRIO DE AXEL GRAEL:

O Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET) é uma unidade de conservação especial. Nasceu em 1991, como resultado de uma mobilização, iniciada na década de 1980, de ambientalistas e profissionais da área ambiental tanto do lado de Niterói como de Maricá, motivados pela ameaça da crescente pressão imobiliária contra aquele patrimônio.

Fui fundador e presidi o Movimento de Resistência Ecológica - MORE (fundado em 1980) e do Movimento Cidadania Ecológica (fundado em 1989), organizações ambientalistas sediadas em Niterói e que tiveram papel decisivo no projeto de criação do parque. Com o apoio de outras organizações que integraram a Frente em Defesa da Serra da Tiririca (também criada em 1989), o Movimento de Resistência Ecológica redigiu o documento que embasou a criação do PESET e, posteriormente, redigiu o Projeto de Lei para a sua criação, encaminhando os documentos para a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, que aprovou a lei em 1991.

Neste mesmo ano, 1991, fui nomeado presidente da Fundação Instituto Estadual de Florestas (IEF-RJ), órgão do governo estadual, responsável então pela gestão das unidades de conservação do Estado do Rio de Janeiro. Foi uma interessante e feliz situação para mim: ter participado da idealização e da proposição do parque como militante ambientalista e depois recebe-lo como dirigente e gestor público, responsabilizando-me pelos primeiros passos para a sua implementação.


-------------------------------

Tenho orgulho de ter participado da idealização e da proposição do parque como militante ambientalista e depois recebe-lo como dirigente e gestor público, responsabilizando-me pelos primeiros passos para a sua implementação.

-------------------------------


O PESET nasceu com 2.400 hectares e expandiu-se com a incorporação de novas áreas, como o Morro das Andorinhas, as Ilhas Oceânicas do Pai, Mãe e Menina, o entorno da Lagoa de Itaipu, o Morro da Peça e finalmente, o então Parque Darci Ribeiro, inicialmente criado pelo município de Niterói e depois incluído no PESET.

Cabe destacar também que ao completar 26 anos, o Parque Estadual da Serra da Tiririca insere-se num contexto de várias outras iniciativas e investimentos em conservação, nos quais tem importância crucial. Dentre estas ações destacam-se: o desenvolvimento do Programa Região Oceânica Sustentável (PRO-Sustentável), que investirá na implantação de infraestrutura para o PESET e a criação pelo governo estadual da Reserva Extrativista de Itaipu.

Ao longo de sua história, se por um lado o PESET não logrou obter os investimentos esperados pelo Governo do Estado para a sua efetiva estruturação, por outro lado teve a sorte de contar com alguns bons gestores, que aliaram-se a uma aguerrida militância ambientalista, permitindo que o parque se tornasse uma realidade. Hoje, o Parque recebe milhares de visitantes por mês.

Parabéns à equipe do PESET e a todos que construíram a bela história de uma das mais marcantes e bem sucedidas campanhas ambientalistas do estado do Rio de Janeiro e do país.

Axel Grael
Engenheiro florestal e ambientalista
Secretário executivo da Prefeitura de Niterói



--------------------------------------------------------


Peset celebra seus 26 anos

Atualmente, o Peset recebe cerca de 300 mil visitantes por ano. Foto: Evelen Gouvêa



Carolina Ribeiro

Criado em 1991, Parque Estadual da Serra da Tiririca, segue como um dos principais atrativos da região

Há muitos anos, um grupo de ambientalistas lutava pela preservação ambiental da Serra da Tiririca. Com o movimento, em novembro de 1991 foi criado o Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset), que completa 26 anos na próxima quarta-feira (29). Para comemorar a data, o parque preparou uma programação especial, que começa com a observação de aves nas unidades de conservação, o Vem Passarinhar. Neste sábado (26), o encontro será pelo Caminho de Darwin e Laguna de Itaipu. O ponto de encontro é na Praça do Engenho do Mato, na Região Oceânica de Niterói, entre 7h e 16h.

Abrangendo áreas dos municípios de Niterói e Maricá, a unidade é composta por uma área marinha e uma terrestre, que compõem 3.493 hectares. Durante a sua programação, o Peset separou dois dias para a observação da extensa lista de espécies de aves, são 202. Neste sábado, o grupo sai da Praça do Engenho do Mato, às 7h, segue de carro até o acesso ao Caminho Darwin, e vai até a Laguna de Itaipu. Amanhã, o ponto de encontro é na Rua Domingo Mônica Barbosa, 4, no Recanto, em Itaipuaçu, Maricá. A programação será de passeio pela área do Peset do município e a área de proteção ambiental de Maricá.

Atualmente, o Peset possui 300 mil visitantes anualmente, que buscam diferentes atrações e tipos de turismo. Por conta disso, segundo o administrador do local, Alexandre Ignácio, a fiscalização e o cuidado são intensos para garantir a conscientização da população e a educação ambiental, sobretudo de crianças.

“Criamos regras para que tudo funcione bem. Fazemos controle de acesso às trilhas, regulamos os grupos de esporte, que cada vez crescem mais, como salto, rapel e escalada. Durante a fiscalização, conversamos e explicamos como funciona a proteção, mas as vezes precisamos autuar, ser incisivos e fazer ocorrência”, explicou Alexandre.

Os esportes fazem tanto sucesso no Peset que, cada vez mais, novos projetos surgem para as trilhas. Um grupo conseguiu, neste ano, autorização do Inea para realizar tirolesas de 40m de altura e 60m de distância, na Enseada do Bananal. A próxima atividade será no dia 3.

Fonte: O Fluminense



---------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

II Encontro Científico do Parque Estadual da Serra da Tiririca trouxe à lembrança a mobilização ambientalista que permitiu a sua criação
Ampliação do Parque da Serra da Tiririca com a incorporação da Darcy Ribeiro é uma vitória dos ambientalistas
Lazer e aventura na Serra da Tiririca pode ser opção para aproveitar férias
Trilhas no Parque da Serra da Tiririca serão implantadas (história do PESET)
Parque da Serra da Tiririca terá unidade de polícia ambiental
Parque da Serra da Tiririca na capa da National Geographic mundial (2009)
Serra da Tiririca e Lagoa de Itaipu são ameaçadas por especuladores (história do PESET-2009)
Poder imobiliário ameaça a Serra da Tiririca e Lagoa de Itaipu (2009)
Novos tempos no Parque Estadual da Serra da Tiririca (história do PESET -2009)
Preso ao devastar área de preservação na Serra da Tiririca
Fiscais apreendem 35 pássaros silvestres na Serra da Tiririca









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.