terça-feira, 14 de novembro de 2017

Pecuaristas abandonam pastos e florestas nativas crescem 83% no Vale do Paraíba em 30 anos



O estudo aponta que, em 30 anos, as florestas nativas quase dobraram na região, passando de 250 mil hectares para 450 mil hectares (Foto: Circuito Fora do Eixo/Flickr)


Pesquisa da Embrapa mostra ainda que arroz perde metade da área e eucalipto triplica

As áreas de pastagem perderam espaço no Vale do Paraíba, região leste do Estado de São Paulo, dando lugar ao ressurgimento de matas naturais. Essa é a principal conclusão da Pesquisa Geovale, realizada pela Embrapa Monitoramento por Satélite. O estudo aponta que, em 30 anos, as florestas nativas quase dobraram na região, passando de 250 mil hectares para 450 mil hectares. Ou seja, um aumento de 83%.

A cobertura florestal nativa na bacia do rio Paraíba do Sul, que era de 18% em 1985, passou para 33% em 2015 devido ao abandono das terras por pecuaristas. 


A cobertura florestal nativa na bacia do rio Paraíba do Sul, que era de 18% em 1985, passou para 33% em 2015 devido ao abandono das terras por pecuaristas. Essa recuperação da mata nativa proporcionou, segundo a pesquisa, um sequestro de 35,4 milhões de toneladas de dióxido de carbono nos 30 anos.

"Num movimento inverso ao que ocorre no Brasil, o Vale do Paraíba está contribuindo para o aumento no sequestro de carbono da atmosfera justamente por meio da mudança do uso da terra. Em vez da perda de matas para as pastagens, as florestas nativas estão tomando áreas antes ocupadas por pastos", explica o pesquisador Carlos César Ronquim, da Embrapa. Segundo ele, o pagamento por serviços ambientais pode ser uma alternativa promissora de compensação financeira para o produtor rural que preserva suas matas e protege a biodiversidade.

Para o pesquisador, o relevo da região, situada entre as serras da Mantiqueira e do Mar, dificulta a ocupação da área por culturas agrícolas que demandam mecanização e irrigação. Os terrenos em declive atrapalham também a pecuária, pela dificuldade de competição com outras regiões mais produtivas.

Embora tenha perdido pastagem, o rebanho de bovinos da região aumentou de 561 mil cabeças para 669 mil, assim como a produção de carne (de 731 mil arrobas para 2,8 milhões) e, em menor proporção, a de leite (187 mil litros para 206 mil litros).

Arroz x eucalipto

Quem também perdeu bastante área no período estudado foi o arroz, principal produto agrícola da região. O Vale do Paraíba se mantém como o maior produtor de arroz do Estado, mas a área plantada caiu de 23,4 mil hectares para 11,8 mil hectares, o equivalente a apenas 2,6% da área dos 39 municípios. Para se ter uma comparação, no Rio Grande do Sul, maior produtor brasileiro (70%), o arroz ocupa área de pelo menos 1 milhão de hectares.

Se arroz e pastagens caíram no Vale, o plantio de eucalipto foi o setor da economia agroindustrial que mais se desenvolveu no período, ocupando atualmente 8,1% da área da região (o equivalente a 114 mil hectares) ante os 2,5% de 1985. Em termos de geração de renda, o eucalipto já disputa com a pecuária leiteira, que está em queda, o segundo lugar no ranking. A liderança é da produção de carne.












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.