terça-feira, 7 de novembro de 2017

PREFEITURA DE NITERÓI LANÇA EDITAL DA PPP DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA



Apresentação do edital da Parceria Público-Privada para a Iluminação Pública de Niterói. Foto: Luciana Carneiro


A Prefeitura de Niterói lançou, nesta terça-feira (07/11) o edital de licitação da Parceria Público Privada que vai renovar e administrar o sistema de gestão de todo parque luminotécnico da cidade nos próximos 25 anos. A empresa escolhida será responsável pela troca de 45 mil pontos de luz por lâmpadas de LED até 2021. A iniciativa visa reduzir o consumo elétrico mensal, que atualmente é de R$ 1,2 milhão por mês, em até 65%, a previsão é que o projeto já esteja em prática a partir do primeiro trimestre de 2018.

“A implementação dessa PPP é mais uma realização prevista na cartela de projetos estruturadores “Niterói Que Queremos”, a atual gestão vem se destacando no comprometimento em entregar até 2020 grandes projetos para cidade. A Prefeitura de Niterói tem uma gestão estruturada de planejamento para cumprir com seus planos e metas prioritários visando aumentar a qualidade de vida da população. A realização da PPP de Iluminação é mais um passo para tornar Niterói, mas inteligente, conectada e sempre aberta ao diálogo, um governo pronto para mostrar resultados que refletem diretamente na vida das pessoas”, analisa a secretária de Planejamento, Modernização da Gestão, Orçamento e Controle, Giovanna Victer.


Acesse o edital: http://ppp.niteroi.rj.gov.br/


O critério de julgamento estabelecido era a oferta do serviço pelo menor valor. Desta forma, o valor investido pode até diminuir ao longo do processo, assim como a contrapartida a ser paga. Hoje, o município estima que a arrecadação com a Cosip (paga pelos contribuintes na conta de luz) fique em torno de R$ 2,7 milhões. O processo de implantação, para o novo modelo de gestão de energia, passou por consulta pública online e presencial, e também por uma audiência pública com a população e o setor privado interessado.

A modernização do sistema de energia permitirá ligar, desligar, alterar a potência e detectar problemas em todas as luminárias na rede do município a distância. Para isso, será construído um Centro de Controle Operacional (CCO), custeado pela vencedora da licitação. A empresa escolhida deverá realizar um investimento de R$ 167 milhões.

Quando estiver plenamente operacional, dentro de quatro anos, a qualidade dos serviços deve melhorar significativamente. Falhas no sistema, por exemplo, deverão solucionadas em até 12 horas. Se algum serviço deixar de ser prestado, a empresa poderá ser multada. O novo modelo vai contribuir também para criação de mecanismos de segurança e controle, já que uma cidade bem iluminada é mais segura, orienta melhor o trânsito e os pedestres, além de valorizar a estética do Município.

Na ocasião, também estiveram presentes o Secretário Executivo, Axel Grael, a Secretária de Conservação, Dayse Monassa, além de ouras autoridades municipais.

Fonte: SEPLAG











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