quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Prefeitura de Niterói participa de Congresso Mundial sobre Cidades Inteligentes







14/11/2017 – A Prefeitura de Niterói participa, até quinta-feira (16/11) do Smart City Expo World Congress (Congresso Mundial sobre Cidades Inteligentes), em Barcelona, na Espanha. O evento, que começou nesta terça-feira (14/11) conta com representantes de 700 cidades de 120 países, reúne 680 expositores e 420 especialistas em tecnologia voltada para o desenvolvimento sustentável. O prefeito Rodrigo Neves está no congresso a convite da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), entidade da qual é vice-presidente.

“Uma cidade inteligente é aquela que coloca as pessoas no centro do desenvolvimento, incorpora a tecnologia da informação e comunicação na gestão urbana e utiliza esses elementos como ferramentas que estimulam a formação de um governo eficiente, que engloba planejamento colaborativo, sustentabilidade e participação cidadã”, ressaltou Rodrigo Neves, que participa do evento com os secretários municipais de Urbanismo, Renato Barandier; de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, e de Administração, Fabiano Gonçalves.

Na noite de segunda-feira (13/11), Rodrigo Neves fez uma apresentação de Niterói para mais de 100 empresários e autoridades catalães. O encontro promovido pela FNP e pela Câmara de Comércio Brasil-Catalunha também contou com a presença dos ex-prefeitos de Barcelona Jordi Hereu (2006-2011) e Xavier Trías (2011-2015), da embaixadora Maria Elisa Berenguer, cônsul geral do Brasil em Barcelona, e do presidente da Câmara de Comércio Brasil-Catalunha, Javier Mirallas, além dos prefeitos de Porto Alegre (RS), Maceió (AL), Teresina (PI), Vitória (ES), Aracaju (SE) e Osasco (SP).

O prefeito Rodrigo Neves falou sobre a importância da participação da sociedade civil no desenvolvimento das cidades e ressaltou o potencial de Niterói para negócios. “Nossa cidade tem excelentes índices educacionais, com o maior percentual do País de pessoas com mais de 15 anos de escolaridade, tem localização privilegiada, importante patrimônio histórico e programas importantes como o que preserva 22 milhões de metros quadrados de áreas de proteção ambiental, quase a metade do território do município”, disse o prefeito, que também ressaltou a importância das Parcerias Público Privadas (PPPs).

O presidente da Câmara de Comércio Brasil-Catalunha considerou a apresentação dos prefeitos “produtiva e enriquecedora”. “Essa troca de experiência é de extrema importância. Foi muito interessante sabermos mais sobre Niterói, suas riquezas naturais, satisfatórios índices educacionais e ações municipais para o desenvolvimento sustentável”, disse Javier Mirallas.

Sobre o evento – O Congresso Mundial sobre Cidades Inteligentes também inclui o primeiro Smart Mobility World Congress, um congresso sobre transporte inteligente, além de outros 50 eventos paralelos. São esperados mais de 17 mil visitantes que, além de visitar os estandes com produtos e soluções desenvolvidas em todo o mundo, poderão participar de fóruns e palestras.

Ao todo, são mais de 30 mil metros quadrados com as mais modernas soluções para grandes centros urbanos desenvolvidas por empresas como Alstom, AT & T, Bosch, Cellnex, Cisco, Deutsche Telekom, Engie, FCC, Ferrovial, Fiware, Hexagon, Huawei, Intel, Mastercard, Microsoft, PTC, SAP, Siemens, Silver Spring Networks, Suez e ZTE.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.