segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

ENSEADA LIMPA: Verão deve ter mais banho liberado nas praias da baía em Niterói



Praia de Charitas, na Zona Sul da cidade, que integra a Enseada de Jurujuba, junto com as praias de São Francisco, Adão e Eva, tem registrado índices de balneabilidade crescentes, o que vem atraindo cada vez mais banhistas. Foto: Douglas Macedo.



Vinícius Rodrigues


Projetos como ‘Enseada Limpa’ e ‘Se Liga’ estão ajudando a manter qualidade da água na orla da cidade

Com a proximidade do verão e o período de férias, os banhistas que frequentam as praias de Niterói querem saber apenas de uma coisa: vai dar para entrar na água? Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a notícia boa é que isso será possível em toda a extensão da Baía de Guanabara. De acordo com o órgão, a balneabilidade das praias da cidade promete ser melhor nos próximos meses. Entre os motivos estão as ações implantadas pelo próprio instituto, como o Projeto Se Liga, e programas de despoluição da baía, como o Enseada Limpa, desenvolvido pela Prefeitura de Niterói.

A balneabilidade das praias é influenciada por diversos fatores, como a localização geográfica (praias oceânicas e dentro de baías); a pluviosidade (incidência de chuvas); infraestrutura sanitária da região, e a proximidade de rios, canais e saídas de galerias pluviais. O presidente do Inea, Marcus de Almeida Lima, acredita que devido ao trabalho que já foi feito, as praias de Niterói estarão aptas para o banho.

“Estamos passando por um ano com menor incidência de chuvas, o que por consequência reflete em melhores resultados de balneabilidade em geral. No entanto, as praias de Niterói têm sinalizado, ao longo dos anos, uma melhora nos seus índices de balneabilidade”, justifica Marcus.

Desde abril deste ano, as cinco praias da Enseada de Jurujuba (São Francisco, Charitas, Jurujuba, Adão e Eva) registram índices de balneabilidade crescentes, graças ao programa Enseada Limpa, da Prefeitura de Niterói, que foi implementado. Nos três primeiros meses de 2013, a média do índice de balneabilidade foi de 14,3%. Já nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2017, a média subiu para 55,4%. Em Icaraí, as águas permaneceram cristalinas durante boa parte do ano, o que rendeu ao bairro o apelido de Icaraíbe.


"Nos três primeiros meses de 2013, a média do índice de balneabilidade foi de 14,3%. Já nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2017, a média subiu para 55,4%".


O programa prevê uma série de iniciativas para tornar a Enseada de Jurujuba a primeira área da Baía de Guanabara totalmente despoluída, administrando sua bacia hidrográfica contribuinte. A área abrange os bairros de São Francisco, Charitas, Jurujuba, Cachoeira, Maceió e Largo da Batalha.

Este trabalho envolve ações de urbanização, ampliação da rede coletora de esgoto e das ligações domiciliares a esta rede, iniciativas para melhorar a gestão de resíduos sólidos e conter o seu despejo em encostas, controle de roedores, educação ambiental, entre outras.

“Tirando todas as condições climáticas que influenciam diretamente na balneabilidade das praias, o papel dos governos em ligar as residências às redes de esgoto impacta diretamente na melhora das águas. Niterói melhorou drasticamente o problema de saneamento. O resultado está em praias melhores na maior parte do ano. Agora, é importante que os cidadãos tenham consciência que devem fazer a sua parte ao se atentarem às suas redes coletoras”, orienta o biólogo Guilherme Santiago, da Universidade Federal Fluminense.

Por meio do monitoramento dos índices divulgados pelo Inea, a Prefeitura de Niterói informou que a coordenação do programa constatou que o último verão foi o melhor desde que o programa foi iniciado, em 2013, em comparação com os anos anteriores (2013, 2014, 2015 e 2016).

No ano de 2016, o programa atuou fomentando a coleta seletiva nas casas e escolas localizadas na região da Enseada de Jurujuba, em parceria com a Clin; acompanhou o trabalho da Concessionária Águas de Niterói em ações que dizem respeito a saneamento; e deu início a estudos prévios para o desenvolvimento de um modelo de saneamento ambiental em uma das comunidade do bairro de Jurujuba, também em parceria com a concessionária.

Combate ao esgoto não tratado

O Projeto Se Liga foi criado com o objetivo de diminuir o lançamento de efluentes sem tratamento na Baía de Guanabara e nas lagoas de Niterói e apresenta resultados expressivos: segundo dados divulgados nesta semana pelo Inea, 946 imóveis do município de Niterói se conectaram à rede de esgotamento sanitário. Com isso, menos 365,04 litros de esgoto sem tratamento deixaram de ser despejados na baía e nessas lagoas por dia.


“foram emitidas 1.044 notificações a imóveis situados nas bacias hidrográficas dos rios Arrozal, Jacaré, Santo Antônio, João Mendes, Camboatá e São Francisco, bem como em bairros das zonas Sul e Norte de Niterói. Dessas, 946 notificações já foram atendidas, perfazendo uma eficácia de cerca de 90% de atendimento”

"...946 imóveis do município de Niterói se conectaram à rede de esgotamento sanitário. Com isso, menos 365,04 litros de esgoto sem tratamento deixaram de ser despejados na baía e nessas lagoas por dia".



A iniciativa é fruto de um termo de cooperação técnica firmado entre a Concessionária Águas de Niterói e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). A Concessionária repassa à Superintendência Regional Baía de Guanabara do Inea, um levantamento prévio dos imóveis que não possuem conexão com a rede coletora. Posteriormente, os proprietários dos imóveis são notificados pelo Inea a se adequar em até 60 dias, conforme preconiza o Decreto Estadual nº 41.310/2008.

Em nota, o Inea informou que, até o momento, “foram emitidas 1.044 notificações a imóveis situados nas bacias hidrográficas dos rios Arrozal, Jacaré, Santo Antônio, João Mendes, Camboatá e São Francisco, bem como em bairros das zonas Sul e Norte de Niterói. Dessas, 946 notificações já foram atendidas, perfazendo uma eficácia de cerca de 90% de atendimento”, disse a nota.


Fonte: O Fluminense









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.