sábado, 23 de dezembro de 2017

Melhoria das praias é o resultado do trabalho de vários órgãos, em terra e no mar



COMENTÁRIO DE AXEL GRAEL:

A matéria de O Fluminense faz um bom apanhado de vários esforços que estão em curso em Niterói para melhorar a qualidade ambiental do seu litoral, tão valorizado pela população local e pelos visitantes da cidade.

A matéria também aborda o trabalho desenvolvido pelo Projeto Grael, em parceria com Águas de Niterói, CLIN e MPRJ, de limpeza do lixo flutuante na Enseada de Jurujuba.

Todo este esforço tem mostrado resultados positivos. Os dados de balneabilidade das praias da Enseada de Jurujuba têm mostrado o quanto temos avançado, levando à percepção de que a enseada deverá ser a primeira parte da Baía de Guanabara a poder ser considerada despoluída.

Vamos em frente!

Axel Grael



---------------------------------------------------------


Beleza dentro e fora dos mares


Uma das iniciativas da Águas de Niterói foi acabar com as ligações irregulares, melhorando a balneabilidade. Parceria garante retirada de resíduos flutuantes com barco. Foto: Evelen Gouvêa



Vanessa Lima

Projetos sustentáveis garantem praias mais limpas e orla de Niterói vira opção de lazer para toda a família

Praias movimentadas não são mais sinônimo de poluição. Isso porque, em Niterói, as iniciativas públicas e privadas estão redobrando os esforços para garantir que as regiões litorâneas atraiam banhistas por abrigar belezas dentro e fora dos mares. Investindo em projetos sustentáveis que visam melhorar a gestão do manejo de resíduos e conter o despejo de materiais na bacia hidrográfica e nas áreas urbanas, a Prefeitura vem adotando medidas com metas baseadas na Política Nacional de Resíduos Sólidos. Assumindo o mesmo compromisso, a concessionária Águas de Niterói continua intensificando a prática de ações socioambientais a fim de evitar que os poluentes provoquem danos irreparáveis ao ecossistema nas próximas gerações.

Uma das iniciativas sustentáveis de maior relevância no município é o projeto Águas Limpas, promovido pela concessionária Águas de Niterói, em parceria com o Instituto Rumo Náutico (Projeto Grael) e com o apoio da Clin. O programa tem a proposta de garantir o mapeamento, monitoramento e coleta de resíduos flutuantes, na Baía de Guanabara, entre a enseada de Jurujuba e Icaraí, o que abrange as praias de Charitas e São Francisco. Utilizando uma embarcação francesa, conhecida como Cataglop Light, a tecnologia armazena os resíduos em um contêiner com capacidade para 500 quilos e os combustíveis flutuantes são depositados em uma caixa separadora com potencial para abrigar até mil litros.

ÁGUAS LIMPAS: embarcação que recolhe o lixo flutuante na Enseada de Jurujuba. Parceria entre o Projeto Grael (que opera a embarcação) e Águas de Niterói. 


Outra iniciativa da concessionária foi acabar com as ligações irregulares, uma das principais causas das chamadas línguas-negras. Por meio dessa medida foi possível ampliar os índices de balneabilidade das praias, promovendo estudos que extinguiram esse problema e permitiram a evolução da limpeza nas águas da região.

Segundo o superintendente da Águas de Niterói, Nelson Gomes, a empresa também construiu uma barreira nos canais para evitar o destino irregular dos efluentes. Para acompanhar a evolução da limpeza das praias, a concessionária, em parceria com o Inea, aumentou a periodicidade das análises de balneabilidade das praias, banhadas pela Baía de Guanabara.

“A concessionária opera nesses rios através de um sistema de bloqueio contra os poluentes. Em seguida, direcionamos todo o lançamento irregular nos canais para a estação de tratamento. E, com isso, não temos mais aquelas línguas-negras que víamos antigamente na cidade. Tanto que, hoje, as praias niteroienses estão com períodos balneáveis em diversas épocas do ano”, destacou.

Conforme estimativa divulgada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), entre os materiais despejados no ecossistema marinho, o plástico é o que mais causa impactos e gera um prejuízo de até US$ 13 bilhões por ano, em todo o mundo. A bióloga Danielle Souza explica que o malefício provocado pelo despejo de resíduos gera um dano exorbitante na esfera econômica, porque afeta o equilíbrio ecológico, ocasionando a mortandade de tartarugas, pássaros e peixes que ingerem os materiais.

Conforme estimativa divulgada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), entre os materiais despejados no ecossistema marinho, o plástico é o que mais causa impactos e gera um prejuízo de até US$ 13 bilhões por ano, em todo o mundo.


“Parte majoritária dos poluentes que chegam às águas é oriunda dos rios que recebem resíduos contaminantes e materiais jogados por banhistas ou pessoas em embarcações. Portanto, é fundamental que as entidades elaborarem planejamentos que freiem os impactos ambientais gerados pela população, por meio de medidas tecnológicas e também da conscientização ambiental,” esclareceu a especialista, ressaltando que “ao construirmos uma sociedade sustentável, evitamos que as águas das praias se tornem impróprias para banho nas próximas décadas, impedimos a contaminação dos animais marinhos consumidos pelos cidadãos e preservamos o equilíbrio do ecossistema, sem provocar a extinção das espécies nativas,” pontuou.

"De acordo com a Clin, apenas em junho, mês de inverno, foram recolhidas 134.093 toneladas de lixo nas praias".


Com foco na responsabilidade ambiental, o município vem avançando nas políticas de combate aos problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do controle inadequado dos resíduos despejados em áreas impróprias. Neste contexto, a Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) adere a uma série de iniciativas, nesta temporada de verão, com o objetivo de manter as orlas, areias e águas limpas. Durante toda a estação, a companhia entrega nas praias da cidade saquinhos para acondicionamento de lixo. Inclusive, o órgão também aumenta o número de contêineres nas areias e nos acessos às praias, sobretudo, em Itacoatiara, Piratininga e Icaraí, que recebem um movimento maior de frequentadores.

Entre as principais ações especiais desenvolvidas pela companhia está a limpeza das encostas, utilizando equipamento de rapel e a despoluição das praias com auxílio de maquinário específico. De acordo com a Clin, apenas em junho, mês de inverno, foram recolhidas 134.093 toneladas de lixo nas praias. A expectativa é que, na temporada de verão, esse número dobre consideravelmente, visto que as regiões litorâneas recebem um número maior de banhistas. Por isso, a limpeza das praias acontece diariamente, tanto de forma manual quanto com o aparato de mecanismos tecnológicos.


Fonte: O Fluminense



--------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

ENSEADA LIMPA: Previsão de verão com praias liberadas em Niterói
ENSEADA LIMPA: Reportagem mostra avanços na despoluição das praias de Niterói e a participação do Projeto Grael
ENSEADA LIMPA: Verão deve ter mais banho liberado nas praias da baía em Niterói
ENSEADA LIMPA: Águas cristalinas atraem banhistas para praias da Baía, em Niterói
ENSEADA LIMPA: Ações para salvar a Baía já dão resultado
ENSEADA LIMPA: Prefeitura de Niterói acompanha teste de tecnologia de tratamento da água do Canal da Av. Franklin Roosevelt
Fui palestrante em evento nos EUA sobre o problema do lixo flutuante na Baía de Guanabara
ENSEADA LIMPA: Praia de Charitas, na Enseada de Jurujuba, atrai evento de pesca esportiva
No Rio, quase 70% dos dejetos não são tratados antes de serem despejados
ENSEADA LIMPA: O Globo mostra melhorias na Baía de Guanabara e destaca os resultados de Niterói

Outras postagens

PARCERIA PROJETO GRAEL - UFF: Barco vira sala de aula itinerante
Niterói sedia evento de Stand Up Paddle e Canoa Havaiana
PARCERIA DO PROJETO GRAEL E UFF RECUPERA BARCO PARA AÇÕES EDUCATIVAS E APOIO À PESQUISA
PROJETO GRAEL terá Semana de Ciência e Tecnologia
SANEAMENTO: No Brasil, esgoto de 45% da população não recebe qualquer tratamento
SANEAMENTO: 'Já temos um Tietê por Estado': 81% dos municípios despejam esgoto em rios








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.